Centro de Hemodinâmica do Huse zera fila de implantes de marca-passo

11/02/2026 às 11:06:41
Em seis meses, o Centro realizou quase 60 implantes de marca-passo e zerou a fila em Sergipe (Foto: Valter Sobrinho/ Divulgação)
Resumo: Unidade foi entregue em junho do ano passado e já realizou 60 implantes em seis meses

Publieditorial

Inaugurado em junho de 2025, o Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto, do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), tem contribuído para a ampliação da capacidade assistencial da unidade e ajudado, por exemplo, a zerar a fila para implante de marca-passo em Sergipe. O Centro dá acesso à alta tecnologia voltada às linhas de cuidados nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Neurologia Clínica e Neurocirurgia. Com ele, o atendimento se tornou mais ágil, inclusive em situações de emergência.

O marca-passo é um dispositivo eletrônico fundamental no tratamento de arritmias graves, como da moradora da cidade de Pedro Alexandre (BA), Maria de Lourdes Félix de Brás, que após internamento por tonturas, perda de consciência e dores no peito, foi encaminhada para o Huse, acompanhada pela equipe do Centro de Hemodinâmica, onde fez o procedimento. “Quando cheguei, fizeram o exame, descobriram o problema e já me encaminharam. Sou muito grata à equipe”, declarou Maria de Lourdes. A perda de consciência da paciente ocorreu porque ela estava com a frequência cardíaca muito baixa, reduzindo o fluxo sanguíneo para o cérebro e provocando o desmaio.

Em seis meses de atividade, o Centro tem alcançado resultados expressivos ao realizar quase 60 implantes de marca-passo e zerado a fila deste tipo de procedimento em Sergipe.

A inauguração do Centro de Hemodinâmica foi muito importante para pessoas que aguardavam por muito tempo na fila que, agora, não existe mais. Atualmente, o implante ocorre em cerca de 10 a 15 dias após a solicitação e, em casos de emergência, no mesmo dia.

A unidade garante, também, assistência especializada contínua aos pacientes. Além da avaliação pós-operatória, os pacientes realizam consultas de seguimento, garantindo uma assistência ainda mais qualificada e a continuidade do tratamento. No Centro, por meio do implante do marcapasso, o ritmo do coração é regularizado. O dispositivo coordena a atividade elétrica do coração e evita que o paciente volte a apresentar arritmia lenta.

Da Assessoria

Maria de Lourdes foi acompanhada pela equipe do Centro de Hemodinâmica e fez o procedimento (Foto: Valter Sobrinho/ Divulgação)
A unidade também garante a assistência especializada contínua aos pacientes (Foto: Valter Sobrinho/ Divulgação)