Certificado de reservista é entregue pelo Exército a jovens de São Cristóvão

25/08/2015 às
Foto: JR Ramalho

Cerca de 200 jovens sancristovenses compareceram na manhã desta terça-feira, 25, ao auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) para participar da cerimônia oficial de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), reservistas, realizada pela Junta de Serviço Militar do estado de Sergipe. Apesar de não ter sido realizado na sede do batalhão o evento, presidido pelo Tenente Dinamar Vieira Dias, delegado da 1º Delegacia de Serviço Militar de Aracaju, seguiu a risca todas as exigências militares.

 

Presidente da Junta Militar de São Cristóvão o prefeito Jorjão também compareceu ao evento e se mostrou satisfeito em ver a participação massiva dos rapazes. “Para mim, enquanto prefeito e responsável pela Junta no município, esse é um momento de muita alegria e satisfação em ver a juventude da minha cidade se tornando oficialmente defensores da pátria. Espero que a cada ano esse número cresça e que eles possam também começar a integrar as nossas Forças Armadas”, declarou.

 

Em seu pronunciamento o tenente Dinamar destacou a importância de estar em dia com as obrigações do serviço militar e as dificuldades enfrentadas por aqueles que ainda não realizaram o processo. “Todo cidadão que não está quite com o serviço militar tem as portas da sociedade fechada para ele. Quem tem mais de 18 anos e não realizou esse processo não pode prestar concurso, assumir cargo público, retirar título eleitoral, votar ou mesmo viajar para o exterior, pois para todas essas atividades é exigido a certidão de reservista”, destaca.

 

O tenente alertou também para os cuidados com o CDI. “É preciso cuidar bem desse documento, que não deve ser usado como identidade. É preferível que ele seja guardado em casa para que quando esse jovem precise utilizá-lo tenha ele facilmente em mãos. Muita gente acaba danificando o documento ou mesmo perdendo e quando precisa de forma rápida, pode ser prejudicado, pois a retirada da 2º via demora um pouco para ser realizada”.

 

E para os jovens que se alistarão no próximo ano uma novidade, desde fevereiro de 2015 o Exército Brasileiro iniciou um projeto piloto em Sergipe para realização do Alistamento Web. O estado foi o primeiro do país a implantar esse sistema, criado com o objetivo de dar mais agilidade e comodidade ao processo de alistamento. Agora os jovens podem fazer o cadastro em qualquer lugar e não tem mais desculpa de perder a data de alistamento. Para efetuar o alistamento basta acessar o endereço http://www.sermilweb.eb.mil.br/. Esse ano em São Cristóvão a maioria dos alistados já utilizou o sistema e foram apenas receber o documento com data e horário agendados.