CMDCA de Riachuelo inicia curso de formação dos novos conselheiros tutelares

16/12/2015 às

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu início nesta terça-feira, (15), ao Curso de Formação de Conselheiros Tutelares e Suplentes, eleitos em outubro passado para um mandato de quatro anos. As atividades prosseguem até a próxima segunda-feira, (21). Os conselheiros e suplentes do município de Santa Rosa de Lima também estarão presentes.


De acordo com a presidente do CMDCA de Riachuelo, Cecília Dias, para exercer o cargo, os conselheiros e suplentes devem ter este curso de formação, com uma carga horária de 40h. "Esta ação é importante para que sejamos conselheiros e conselheiras sempre compromissos com as atividades e com a causa da criança e do adolescente, prezando pela prevenção e atuando com responsabilidade, além das ocorrências de rotina. Com isso, toda a rede de proteção fica fortalecida. É preciso ressaltar ainda que os conselheiros são parceiros e devem atuar sempre em conjunto com o poder público, dando sugestões para as melhorias nas políticas de Assistência Social", destacou Cecília.


Nestes cinco dias de capacitação,  as assistentes sociais Carolina Silva e Géssica Nascimento vão debater com os participantes os participantes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (SINASE), Direitos Humanos, Rede de Proteção Social, Atribuições dos Conselheiros, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Ética Profissional.


"A formação e a capacitação de um conselheiro tutelar é de extrema importância, já que, cada um vai trabalhar com diversas demandas que dizem respeito às crianças e adolescentes. Portanto, eles devem assegurar que a criança e o adolescentes sejam verdadeiramente prioridade", frisou a Assistente Social, Géssica Nascimento.