COBRANÇA AO FNDE
Verificar o andamento das obas realizadas no município e solicitar, junto aos órgãos responsáveis, agilidade na conclusão das construções é uma das funções dos gestores municipais. Esta semana, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para cobrar um posicionamento do órgão sobre as obras de construção de creches que estão paralisadas. Há três meses, a Prefeitura havia notificado o FNDE de que a empresa MVC abandonou as construções das creches no Marcos Freire II, no Marcos Freire III, na Piabeta e no Mutirão, e mais de mil creches em todo o país.
Em visita ao diretor de Infraestrutura do FNDE, Fábio Lúcio, Fábio Henrique ressaltou a insatisfação das comunidades e expôs as depredações já ocorridas. Durante o encontro, os secretários municipais Gledson Oliveira (Planejamento) e Carlos Cunha (Educação) enfatizaram as dificuldades de andamento da obra, já que não houve o autorizo por parte do Ministério para a abertura de uma nova licitação para que a obra seja executada nos moldes tradicionais de alvenaria.
O diretor Fábio Lúcio garantiu que a equipe do FNDE já está em desenvolvimento de um novo projeto de construção, que aproveitará a base das atuais construções. Ele disse que enviará uma equipe ao Município para diagnosticar qual a solução seria mais viável e avaliar se o material colocado na obra já apresenta danos, conforme o relatório entregue pelo prefeito.
Fábio Henrique também solicitou a liberação para fazer processo licitatório e os recursos para iniciar à construção das demais creches no município, bem como a solicitação de parcerias com o FNDE para construção de novos ginásios poliesportivos.
GREVE ILEGAL
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) declarou ilegal a greve dos professores municipais de Japoatã. A decisão, protocolada nesta quarta-feira (07), determina o retorno imediato dos profissionais, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00, a ser paga pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Os professores de Japoatã estão em greve desde o dia 14 de setembro.
ROSÁRIO CELEBRA PADROEIRA
Na manhã desta quarta (07), celebrou-se o dia da padroeira rosarense, Nossa Senhora do Rosário, com missa na Igreja Matriz. O local esteve lotado de devotos que tem a santa como maior guia religioso. À noite aconteceu o sexto dia do novenário, patrocinado pela Prefeitura municipal, tendo como ofertório um pacote de leite em pó.
OFICINAS CULTURAIS
A Prefeitura de Japaratuba, através das secretarias Estadual e Municipal de Cultura, em parceria a Secretaria de Assistência Social do município, realizou ontem (07) a divulgação do edital de oficinas culturais. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a presença de incentivadores da cultura local, representantes de grupos folclóricos e a população em geral.











