COBRANÇA NECESSÁRIA

30/03/2015 às

Os vereadores de Laranjeiras, com o apoio do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), se reuniram com o coordenador de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINFRA), Adriano Cabral. No encontro, os representantes do legislativo municipal cobraram melhorias no transporte público de passageiros ofertado no município. Por conta desta reunião, ficou acordado que na próxima terça-feira (31), os vereadores e o represente do Estado farão uma visita técnica à cidade histórica e ouvirão da comunidade as sugestões de melhorias.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras, Luciano dos Santos (PMDB) a reunião foi positiva, já que o coordenador de transportes sinalizou melhorias significativas no transporte de passageiros. “Nossa reivindicação é que uma nova empresa de ônibus entre em operação para atender a demanda de passageiros no município, principalmente nos horários de pico, já que as duas empresas de transporte atualmente só operam micro-ônibus e isso não é suficiente, segundo os reclames da população. Portanto, o coordenador nos garantiu que vai estudar uma nova estratégia para melhorar o serviço em Laranjeiras”, afirmou Luciano.


Outra reivindicação dos parlamentares de Laranjeiras é a criação de uma nova linha para atender a população dos bairros Pedra Branca e Bom Jesus. Quanto a este ponto da pauta, o coordenador de transportes da SEINFRA garantiu que vai realizar um estudo de viabilidade e na próxima terça-feira, durante a reunião in loco dará um parecer.


Quanto à reivindicação dos vereadores de Laranjeiras, Adriano Cabral garantiu que, com a implantação do Plano Diretor de Transportes, o Estado terá uma solução definitiva para o transporte de passageiros em todo o Estado, mas, enquanto isto não é aprovado, outras soluções já estão sendo adotadas, como o aumento da fiscalização e a redistribuição do número de carros e horários de chegadas e partidas dos veículos.


“A nossa intenção é atender bem à comunidade de Laranjeiras. Se está havendo problemas, temos que corrigir. Para isso, estamos intensificando a fiscalização e vamos redistribuir o número de carros e horários de chegadas e partidas destes veículos. Durante a reunião da próxima terça-feira vamos conferir in loco todos estes problemas para tomar soluções concretas”, ressaltou Adriano Cabral.

O deputado estadual Jeferson Andrade se colocou à disposição para ajudar na solução da precariedade do transporte coletivo de passageiros em Laranjeiras. “Não poderia faltar com os representantes de Laranjeiras, os nossos amigos vereadores, que, preocupados com a problemática do transporte nos solicitou apoio para uma reunião com a Diretoria de Transportes da Seinfra, na pessoa do coordenador Adriano Cabral, que nos recebeu para esta discussão. Tenho certeza que bons resultados virão”, frisou o deputado.

VISITA OBRAS I


O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), realizou na semana passada, mais uma visita às obras que estão sendo executadas no município. Ele percorreu canteiros situados em alguns bairros. A ação faz parte do processo de supervisão semanal realizada por Juca, visando acompanhar o desenvolvimento dos serviços. Entre as obras visitadas pelo prefeito Juca de Bala estão a reforma e restauração do CAIC, a pavimentação das ruas no Loteamento Nasce a Esperança e do conjunto Albano Franco, e a pavimentação asfáltica do conjunto José Monteiro Sobral. Logo em seguida, a comitiva seguiu para o bairro Pedra Branca, onde está sendo construído o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), o acesso do entorno e uma quadra poliesportiva coberta.

VISITA OBRAS II


No mesmo bairro também está sendo feito o melhoramento em todo o sistema de abastecimento de água, além da perfuração de mais um poço artesiano. Ao sair de Pedra Branca, o prefeito e a equipe de governo foi conferir de perto a construção de uma nova creche e a ampliação da Escola Municipal Leonídio Leite, no bairro Bom Jesus. Durante as visitas, Juca manteve contato com os responsáveis pelas frente de trabalho, buscando explicações e procurando compreender a qualidade dos serviços e a celeridade das obras de acordo com os prazos estabelecidos. “A cada visita realizada, estamos percebendo uma evolução significativa nos serviços. Em breve, a população laranjeirense receberá obras já esperadas ao longo de 15 anos, ou seja, esta é uma reivindicação antiga que será atendida nesta administração. Desde o início da nossa gestão, planejamos tudo isso que está sendo executado agora. O ritmo está bom e estamos ansiosos pela inauguração”, disse Juca de Bala.


TCE EM PORTO DA FOLHA I


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) já definiu o planejamento referente à inspeção especial que será realizada no município de Porto da Folha em decorrência da atual crise pela qual a localidade vem passando. Por deliberação do Pleno, após propositura da conselheira Susana Azevedo, a ação será coordenada pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços, cujo diretor, Antônio Álvaro de Carvalho, estipulou o dia 30 de abril como data limite para conclusão do relatório. 

TCE EM PORTO DA FOLHA II


Na inspeção será feito um levantamento minucioso a respeito da situação financeira do município, incluindo ainda sugestões de medidas a serem adotadas para resolução dos problemas detectados. Atual responsável pela área de controle e inspeção onde o município está inserido, a conselheira Susana Azevedo informou ao colegiado que são inúmeros os problemas vivenciados pela população local, a exemplo de postos de saúde escolas sem funcionar, contas de água e energia não pagas e o gasto excessivo com pessoal.


RECURSOS PARA SERGIPE


Em reunião com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Pepe Vargas, o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) solicitou a liberação de recursos para municípios sergipanos. A solicitação, de cerca de R$ 30 milhões, beneficiará a população do Estado de Sergipe nas áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana, agricultura, esporte e turismo. “Temos pressa em liberar estes recursos e dar início às licitações. A sociedade quer e merece, o quanto antes, usufruir dos benefícios que estes recursos vão oferecer”, frisou o deputado Fábio Reis. O ministro Pepe Vargas se mostrou solícito ao pedido e garantiu que estudará o caso para que seja atendido da melhor forma possível. 




ATRASO

O repasse do governo federal, referente ao cofinanciamento dos programas e serviços socioassistenciais, estão em atraso. Segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), há atrasos na verba destinada a proteção social básica e a proteção social especial de média e alta complexidade. O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) diz que a demora para aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) para o ano de 2015 causou os atrasos. Mas informa que não há previsão para regularização das transferências. Ainda segundo justificativa do Fundo, outra causa para o não repasse da verba foi a constatação de problema com a tecnologia, especificamente nos sistemas que geram as ordens de pagamento. Assim, os pagamentos estão ocorrendo manualmente. No entanto, FNAS informou: os Municípios que ainda possuem saldo em suas contas terão prioridade nas ordens de pagamento, isso se deve em função da necessidade de continuidade na oferta dos serviços socioassistenciais.