Com capacitação e parcerias Prefeitura de São Cristóvão intensifica combate ao Mosquito Aedes Aegypt no município
Cerca de 50 Agentes de Saúde e Auxiliares de Enfermagem, integrantes do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de São Cristóvão, participaram nesta quarta-feira, 16, de um curso de capacitação com foco no combate à proliferação do Mosquito Aedes Aegypt. A capacitação, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Figueiroa, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foi ministrado nos turnos da manhã e da tarde, pela coordenadora de Atenção Básica do Município, Joélia Gouveia, e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Viana.
Essa é a segunda edição da capacitação, que no primeiro momento contou apenas com a participação de médicos e enfermeiros. “Mais uma vez quissemos atualizar esses profissionais para atuar no combate ao Mosquito em São Cristóvão, a fim de evitarmos uma epidemia de doenças como o Zika Vírus, Dengue e Chikungunya em nosso território. Eles foram capacitados para atuar em parceria com a Brigada Estadual e o Exercito Brasileiro, a partir da próxima segunda-feira, 21, no combate do Mosquito Aedes Aegypt, vetor de todas essas doenças e que teve um índice de infestação maior que cinco na sede do município, considerado muito alto”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), Flávia Viana Moreira.
Na oportunidade a coordenadora da Rede de Atenção Básica do município, Joélia Gouveia, também passou algumas informações sobre a atenção básica, com o objetivo de dinamizar e melhorar a qualidade dos atendimentos às gestantes e crianças em São Cristóvão. “Temos o compromisso de zelar pelo bem-estar dos nossos pacientes e para isso iremos intensificar as visitas às residências do município, em busca dos focos do mosquito e de gestantes e crianças com sintomas das doenças ligadas ao mosquito, para evitar que os casos se multipliquem e novos casos e óbitos venham a se confirmar. Essa iniciativa de atuar em parceria com o exército foi muito positiva, em especial na região da sede do município, onde o grau de infestação é altíssimo”, declara.
As capacitações continuarão sendo realizadas no município e a previsão da SMS é realizar o treinamento com as equipes que atuam na sede até o final do mês.
Reforço extra
Vários secretários do município também se reuniram nesta quarta-feira, 16, na sede da Prefeitura a fim de buscar alternativas e soluções efetivas de combate ao mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus. Na oportunidade estiveram presentes os secretários de Educação (Semed), Mário Jorge Oliveira, de Saúde (SMS), Fernando Rodrigues, da Infraestrutura e Meio Ambiente (Seima), Maria Olívia Chirife, de Desenvolvimento Regional e Urbanismo (Sesurb), Halisson Santos e da secretaria dos Transportes e Trânsito, do Saneamento Básico e do Desenvolvimento Rural (Setransd), José Bispo dos Santos.
Outras entidades também contribuíram com a apresentação de alternativas, como a Defesa Civil, a Controladoria do Município, o Instituto do Meio Ambiente de Preservação à Natureza (IMBA) e representantes da Vigilância Epidemiológica. Além de buscar meios de combate à proliferação do vetor no município o grupo debateu ainda o início dos trabalhos extensivos no município, que serão iniciados a partir da próxima segunda-feira, 21, com o apoio do Exército Brasileiro. “Com o treinamento dos Agentes de Saúde e Endemias e esse reforço dos soldados conseguiremos resultados muito positivos, mas continuaremos contando sempre com a compreensão e a colaboração da população. O mutirão será realizado a fim de atender todas as comunidades do município, começando pelos pontos críticos”, informa o secretário de Saúde.











