Com nova estrutura da Feira Livre do Centro, Prefeitura reforça valorização do comércio popular

“Hoje deixo de ser ambulante para virar feirante de verdade”, disse Luciana Santos, que trabalha há 17 anos na venda de frutas no centro da capital. A aracajuana foi uma das contempladas com um ponto fixo na Feira Livre do Centro, novo espaço preparado e pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) nesta segunda-feira, 28, com 161 bancas padronizadas para a categoria hortifruti e verduras.
Satisfeita com a organização e a estrutura do local, Luciana ressaltou que a padronização das bancas trouxe mais conforto e valorização para quem trabalha no comércio popular. “A organização ficou muito boa, assim como a disposição das bancas. Hoje, com a chuva logo cedo, percebemos que não houve alagamentos, como acontecia antes. Está muito melhor”, complementou. Com a entrega do novo espaço, a gestão municipal enfatiza seu compromisso com o fortalecimento do comércio local e a valorização dos trabalhadores que movimentam diariamente o bairro Centro.
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, destacou que a transição ocorreu de forma planejada e colaborativa, com diálogo constante com a Diretoria de Espaços Públicos, setor responsável pela condução do processo. “É uma satisfação enorme entregar este novo espaço e, ao mesmo tempo, devolver as calçadas e as ruas à população, de forma organizada e sem excluir ninguém. Preparamos um local adequado, com toda a estrutura necessária para que os feirantes possam trabalhar com mais conforto e dignidade, um trabalho também em conjunto com outras secretarias", disse.
O ambulante de hortifruti e verduras, Damião Almeida, diz conhecer o Mercado Central. Trabalhando há 40 anos no ramo, elogiou a estrutura padronizada e espaço, e reforçou que "ficou bom tanto para quem compra, quanto para quem vende". "Agora depende de todo mundo se unir, trabalhar certo, pra manter tudo bonito e funcionando bem” reafirmou.
Para a montagem do novo espaço, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) instalou mais de 50 toldos, garantindo cobertura e conforto aos vendedores. Também foi implantado um sistema elétrico completo, atendendo às áreas interna e externa das estruturas. A iluminação do local conta com automação moderna, proporcionando mais eficiência e segurança.
Além disso, como parte do compromisso do órgão municipal com os ambulantes e com a população, o espaço também contará com câmeras de segurança, reforçando o monitoramento e a tranquilidade dos frequentadores. Com a criação da Feira Livre do Centro, a Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com a valorização do comércio popular, a organização urbana e a melhoria da mobilidade no centro da capital. O funcionamento acontecerá de segunda a sábado.
Fonte: PMA












