Combate ao Aedes Aegypti
O estado e os municípios estão intensificando o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegytpi, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), vem promovendo diversas atividades com a Brigada Itinerante. Os agentes estão percorrendo os municípios sergipanos, visitando casas e terrenos baldios para combater os possíveis pontos de concentração de larvas do vetor.
A equipe de agentes recebeu, na semana passada, a ajuda do Exército Brasileiro, que colocou 100 homens à disposição da SES para atuar nas ações de combate ao Aedes aegytpi. Além disso, os agentes de endemias dos municípios e a Defesa Civil também se somam a causa. Inicialmente, o calendário de intensificação das ações será concentrado na região da Grande Aracaju, onde há um maior número de infestação.
“Queremos atingir 100% de cobertura durante a realização de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, é necessário que a população abra as suas casas e recebam os agentes de endemias, a Brigada Itinerante e os soldados do Exército Brasileiro de forma amistosa, seguindo as orientações passadas pelas equipes, pois elas estarão nos locais para ajudar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.
No último sábado (12) os agentes estiveram em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco. Ainda neste mês, a Brigada Itinerante vai visitar os municípios de Neópolis, Capela, Siriri, Cedro de São João, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Pirambu, Japaratuba, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Pedrinhas e Gararu. Nas visitas, os focos são destruídos e é passado o carro fumacê.
PREVENÇÃO
Aconteceu ontem (15) em Nossa Senhora das Dores uma reunião com as gestantes que residem no município para passar orientações sobre o aumento de casos de microcefalia, a prevenção da zika e chikungunya e destacar a importância da união entre gestão, profissionais de saúde e população no combate ao aedes aegypti. A ação foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença do Movimento Popular de Saúde, que deu dicas as futuras mamães de como produzir repelentes naturais para se proteger do mosquito.
JUCESE CONVENIADOS
A Polícia Federal em Sergipe aderiu ao sistema Jucese Conveniados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). Trata-se de uma ferramenta online - desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação - que propicia o acesso aos dados de constituição, alteração e baixa das mais de 120 mil empresas registradas na autarquia. A cooperação entre as duas entidades foi selada através do presidente da Jucese, George Trindade, e do delegado federal Márcio Alberto Gomes Silva, representante da Superintendência da Polícia Federal em Sergipe, na última sexta-feira (11). A Receita Federal, Ministério Público de Sergipe, a Secretaria de Segurança Pública - por meio do Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Polícia Civil - e Ministério Público Federal de Sergipe também já adotaram o sistema.











