Comerciantes da tradicional feirinha da praça Tobias Barreto elogiam reestruturação após demarcação dos espaços

19/05/2025 às 10:15:39
Fotos: Plácido Noberto

Atendendo à solicitação da prefeita Emília Corrêa, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início à reestruturação da feirinha da Praça Tobias Barreto, realizada todos os domingos, das 16h às 22h. Neste domingo, 18, as equipes da Emsurb começaram a organizar o espaço da feira no período da tarde, com a demarcação das áreas destinadas aos comerciantes.

O apoio surge em resposta ao crescente número de público e procura oferecer uma experiência ainda mais qualificada para expositores e visitantes. A iniciativa visa melhorar a disposição das barracas, a iluminação e a fiscalização no local, proporcionando mais conforto, segurança e fluidez na circulação das pessoas, além da valorização do artesanato local.

Cleide Silveira tem uma relação profunda com a terra e na pandemia decidiu começar um negócio, com a receita de leite da falecida sogra. Quando questionada por seu entusiasmo em vender na praça Tobias Barreto, pontuou: "Gosto muito do contato com o público, de conversar com as pessoas, oferecer um doce; essa troca para mim é muito boa, por isso acredito que com a nova reestruturação temos uma ampliação bem legal do espaço".

O artesão amazonense Paulo Barreto é especialista em macramê, uma técnica artesanal com nós, e mora em Aracaju há mais de três anos. Ele afirma ter encontrado uma nova jornada por meio da arteterapia, que atualmente se tornou uma alternativa de sustento para sua família. "Estávamos cientes das mudanças, que, ao meu ver, trazem pontos positivos, como o afastamento das comidas que envolvem fogo, fumaça e fritura para áreas mais distantes do artesanato. Isso, para mim, demonstra um certo zelo, sabe? A organização traz melhorias e atrai novas pessoas", destacou.

Já para a aromaterapeuta Jeane Trindade, a interação com as pessoas aproxima o público do seu trabalho, proporcionando um momento sensorial e uma experiência única. "Estou gostando de comercializar aqui, estou vendendo bem, graças a Deus. O bom é que isso vai melhorar a dinâmica da praça, que tem espaço para todos. A organização por segmento é importante", pontuou.

Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bertulino Menezes, a feira desempenha um papel importante na vida cultural de Aracaju. "Nosso compromisso é garantir que tanto os comerciantes quanto o público tenham uma experiência ainda melhor, com mais organização, conforto e segurança e valorização do artesanato local. Por isso, desde janeiro mantemos o diálogo para ouvir as necessidades deles. Assim, disponibilizamos bancas padronizadas, banheiros químicos e melhorias na iluminação, incluindo os 300m de gambiarras, o que levou a ampliação da feira, que também contará com fiscalização dos pontos de comercialização", ressaltou.

Com uma grande variedade de produtos, dentre eles artesanato, joias, brinquedos, culinária regional, esculturas e muito mais, a feirinha da Praça Tobias Barreto já é reconhecida como um ponto de encontro para famílias, amigos e turistas que buscam cultura, lazer e gastronomia.

 

Fonte: Emsurb