CONSCIENTIZAÇÃO
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro tem alertado à população sobre o descarte irregular do lixo no município. Segundo a administração, a falta de conscientização e de organização de alguns cidadãos, que não respeitam o horário do caminhão de lixo, é o principal motivo do descarte irregular. Os conjuntos Marcos Freire I, II e III e a avenida principal do Fernando Collor são as localidades com maior número de entulho jogado na rua. Sendo possível encontrar colchões velhos, lixo domiciliar e restos de material de construção.
De acordo com um mapeamento realizado pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos de Socorro, foram identificados mais de 300 pontos de despejo indevido do lixo. As calçadas, vias públicas, margem dos canais e terrenos baldios tornaram-se os locais mais comuns.
“É preciso que a sociedade se conscientize. Nos terrenos além de todo entulho, também são encontrados lixos domiciliares, que poderiam ser levados pelos carros de lixo que passam diariamente nas ruas. Além de aumentar consideravelmente os riscos de doença, faz com que, também, crie ou aumente pontos de alagamento. Já que como são descartados sem qualquer cuidado, eles podem entupir bueiros no período chuvoso”, pontuou o secretário de Transporte e Serviço Urbanos, Klewerton Siqueira.
Para conscientizar à população e atuar diretamente na preservação do meio ambiente e da estrutura urbanística municipal, a Prefeitura de Socorro criou o “Mutirão da Limpeza”. De acordo com Klewerton Siqueira, a ação vai até as comunidades para recolher o lixo que não pode ser levado pelos caminhões, que circulam regulamente no município, e desenvolve atividades educativas nas escolas de Socorro.
30 HORAS
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) voltou a defender os profissionais da psicologia e da enfermagem que lutam pela aprovação das 30 horas. Em seu gabinete em Brasília, o parlamentar recebeu a conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Monteiro Borges, que solicitou o apoio para a derrubada do Veto Presidencial nº 31 de 17 de novembro de 2014, aposto ao Projeto de Lei 3338/2008, que estabelece a carga horária de psicólogo em 30 horas semanais. “No universo de 251.065 psicólogos registrados, 15.054 atuam no Sistema Único de Assistência Social e 27.492 no Sistema Único de Saúde. Do total de 28.345 psicólogos que atuam na esfera privada de saúde, 74,23% já trabalham em jornada semanal menor ou igual a 30 horas”, informou o senador.
CAMPANHA
Trabalho Infantil nem de Brincadeira! Esse é o tema da campanha desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Social de Itabaiana. A equipe do CREAS colocou em prática um projeto de conscientização sobre a importância da erradicação da exploração da mão de obra infantil. A primeira etapa da ação foi desenvolvida ontem (11), com a entrega de panfletos e adesivos no semáforo da Av. Ivo de Carvalho e na feira livre. Hoje, o assunto será tratado com mais força, um desfile aos moldes do carnaval com marchinhas de frevo ao vivo, fantasias, confetes, serpentinas e a participação da população recriaram o clima da folia de Momo, nessa atmosfera de alegria as ações de combate ao trabalho infantil serão divulgadas para toda sociedade.













