Conselheira do CRO e presidente do Sinodonto destacam Encontro de Saúde Bucal de Socorro
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria de Saúde realizou na última quinta-feira, 23, mais uma capacitação para os profissionais de Saúde Bucal. Pela manhã, cirurgiões dentistas e auxiliares assistiram palestras e debateram temascomo o ‘Diagnóstico do Câncer Bucal’. À tarde, eles conheceram as ‘Situações Emergenciais no Consultório Odontológico’ e as simulações de como proceder nesses momentos.
Na abertura do encontro no auditório do Sesc, do Marcos Freire, a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Ana Paula Vieira, informou aos presentes que o prefeito Fábio Henrique está atento à valorização e capacitação dos profissionais. “Diante disso solicito aos colegas que continuem fazendo sempre o melhor pensando no usuário”.
A representante da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Luiza, parabenizou a administração de Socorro pelo encontro ao reconhecer as dificuldades que se tem para realizar um evento desse tipo. Já a apoiadora técnica de Saúde Bucal da Fundação Estadual de Saúde, Stephany Araújo, aproveitou o momento para parabenizar aos presentes pela passagem do Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro.
A conselheira regional de Odontologia, Mirian Brandão, disse que o encontro “demonstra o respeito e a valorização do profissional de saúde bucal”. Enquanto o presidente do Sindicato dos Odontólogos de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana, destacou o caráter científico do evento. “Depois da capital, Aracaju, Socorro é o único município que promove eventos na área de odontologia. Isso demonstra o cuidado e atenção que o prefeito Fábio Henrique tem com a saúde bucal dos munícipes dele, apesar das dificuldades financeiras”.
O secretário da Saúde, Saulo Eloy Filho, em nome do prefeito Fábio Henrique, agradeceu aos presentes e parabenizou a coordenação, pois sem ela o encontro não seria possível. E lembrou algumas conquistas e dificuldades dos profissionais de odontologia em Socorro. “Ano passado, pleitos foram feitos, alguns de vocês duvidaram se seriam atendidos. Não atendemos todos, é verdade, mas dentre os que foram contemplados, reajustamos o salário com um percentual histórico, embora a remuneração ainda não seja a que desejamos”, explicou Saulo.
A exemplo dos cirurgiões dentistas, Saulo Eloy Filho enalteceu a importância dos auxiliares de saúde bucal na Atenção Básica de Socorro. “Nossa luta é que para esse reconhecimento seja transformado em remuneração salarial”.
Para a auxiliar na Unidade Gilton Resende, no Parque dos Faróis, Maria Honaide de Andrade Souza Santana, o encontro foi mais uma oportunidade de crescimento profissional. “Essa capacitação engrandece tanto aos cirurgiões quanto a nós auxiliares, porque melhora nossa capacidade de atender ao público”, disse Maria.













