Copecam: Detento usa celular pra filmar consumo de droga
Um vídeo que circula pelas redes sociais está dando o que falar. Isso porque em 40 segundos, a gravação mostra um detento de 60 anos de idade fumando um cigarro grande possivelmente de maconha dentro do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam) no município de São Cristóvão.
Outro fato que chama atenção é que a filmagem partiu de dentro da unidade prisional que é de segurança máxima. Aos risos, outros detentos chegam a zombar da situação. “Diga que tá ruim a vida no Copemcan... os meninos só boró, maconha”, diz a gravação.
Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça (Sindipen), Luciano Nery, tal fato é habitual na unidade. “Isso é habitual o que está acontecendo. Temos várias deficiências lá. Um lugar de 800 detentos tem 2.500, ou seja, o triplo da capacidade. Também são três agentes por pavilhão. As guaritas estão desativadas e os agentes sem os Epis [equipamento de proteção] e infelizmente essa é uma deficiência de vários anos. Ali é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento e acontecer o pior”, garante.











