Covid-19: demanda por vagas de UTI entre pessoas abaixo de 60 anos cresceu 77% em Aracaju, aponta análise da UFS
O aumento de internações por causa do avanço do novo coronavírus voltou a elevar a demanda por leitos hospitalares. Em Aracaju, entre os dias 15 de fevereiro e 6 de março, as hospitalizações de pessoas com a Covid-19 subiram 65%, sendo que a demanda por leitos de enfermaria entre pessoas com menos de 60 anos cresceu 75% e por UTIs, cresceu 77%. A análise foi feita pela Universidade Federal de Sergipe e divulgada nesta quinta-feira (11).
Neste mesmo período, as internações entre todos os públicos, em leitos de enfermaria, aumentaram 55% na capital e em UTIs, 80%. A demanda por leitos de terapia intensiva entre os idosos também cresceu 80% nas três últimas semanas e esse público continua sendo maioria na ocupação das unidades de terapia intensiva.
"Notamos muitas pessoas nas ruas sem usar máscaras e fazendo aglomerações desnecessárias e isso aumenta a contaminação. Essa segunda onda está sendo mais duradoura, e isso reflete diretamente na ocupação hospitalar", disse o professor do Departamento de Educação em Saúde e chefe do Laboratório em Patologia Investigativa da UFS, Paulo Ricardo Martins Filho.
O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) havia informado nessa quarta (10) sobre o aumento da positividade do vírus nesse público ao analisar a testagem estadual.
Gráfico mostra aumento de internações por Covid-19 em Aracaju — Foto: Divulgação/UFS
Nesta segunda onda da Covid-19, o pico da média móvel de novos casos no município ocorreu entre os dias 6 de dezembro do ano passado e 16 de janeiro deste ano. Segundo o estudo, esse avanço da contaminação na virada do ano se refletiu no aumento de mortes a partir da segunda semana de janeiro. A análise ainda aponta um crescimento sustentado de aproximadamente 65% na média móvel no período de 1º de fevereiro a 6 de março.
Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado na quarta, pela Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na rede pública em Aracaju é de 74%. Na rede privada, o percentual atinge 91%. Isso representa uma ocupação geral de 82%.
Os dados preliminares desse relatório já foram apresentados ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura de Aracaju, do qual a UFS faz parte. Nesta quinta, o município e o governo do estado se reúnem para avaliar o cenário e, possivelmente, definir novas medidas de restrição.
Fonte: G1SE
