Creci Sergipe prepara solenidade em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis
No dia 27 de agosto, os corretores de imóveis comemoram 53 anos de regulamentação da profissão. Para celebrar a data e as conquistas da categoria nos últimos anos, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) está preparando uma noite de homenagens. A solenidade, que acontece nesta próxima sexta-feira, 28, será uma oportunidade de destacar a importância do profissional para a sociedade e para o mercado imobiliário. Segundo o presidente do Conselho, Sérgio Sobral, basta um olhar mais analítico sobre a evolução da classe para constatar um grande desenvolvimento.
“O que vemos hoje é um crescente interesse por capacitações profissionais, cursos de extensão e outras especializações que visam a excelência no atendimento às necessidades dos clientes. Nós não podemos esquecer em nenhum momento que somos responsáveis pela viabilização de um dos grandes sonhos dos brasileiros: o da casa própria. É essa consciência que nos estimula a seguir sempre buscando resultados cada vez melhores. A concorrência é alta, os clientes são exigentes e o mercado acaba selecionando naturalmente aqueles que se destacam. Sem dúvidas, o dia 27 de agosto é de reflexão e, sobretudo, celebração”, destaca Sobral.
Em Sergipe, são mais de 4,5 mil corretores de imóveis inscritos, sendo 3.250 ativos. Apesar de ser um órgão de credenciamento e fiscalização, o Creci-SE vem colaborando para o desenvolvimento do setor, incentivando o aperfeiçoamento profissional e a especialização. Além disso, a luta das lideranças do Sistema Cofeci-Creci chegou até o Congresso, e hoje todas as proposições que envolvem o mercado imobiliário são acompanhadas de perto pelos representantes da categoria. Os resultados já são notórios. Recentemente, algumas medidas do Governo Federal foram revertidas e os prejuízos, amenizados.
A profissão Corretor de Imóveis
A profissão de corretor surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como profissão. Nesta época, o profissional era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.
Nos anos 40, os corretores de imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Mas somente no dia 27 de agosto de 1962, através da Lei 4117, a profissão foi regulamentada e foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis, responsáveis pela fiscalização da categoria. Em 1976, a lei foi declarada inconstitucional, mas dois anos depois o então Ministro do Trabalho, Arnaldo Costa Prieto, articulou a Lei 6530, que trouxe de volta a merecida regulamentação.
Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão em todo o Brasil. Hoje, 53 anos após a regulamentação da atividade profissional, os corretores comemoram uma história de evolução, qualificação e alcance de mercado inquestionáveis. Entre altos e baixos da economia, o mercado imobiliário segue firme, e os corretores de imóveis são exemplo de adaptação e se destacam positivamente mesmo diante das adversidades.
Solenidade
Para comemorar as conquistas da classe, o Creci Sergipe convida todos os corretores a participarem de uma solenidade em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis, a ser realizada no próximo dia 28, na AABB, a partir das 20h. Os convites individuais deverão ser retirados na sede do Conselho até o próximo dia 27, das 14h às 17h30, mediante apresentação da carteirinha profissional. Mais informações através do telefone (79) 2106-6801.
Homenagens
Entre a programação da noite, está a entrega da Comenda Presidente Coronel Renir Reis Damasceno, uma honraria concedida em reconhecimento a corretores, autoridades e empresários sergipanos que têm contribuído para o desenvolvimento do mercado imobiliário no Estado. Os corretores de imóveis homenageados serão Jivaldo dos Santos, José Hunaldo Lima, Joel Alisson e José Gilton Pinto Garcia. O corretor de imóveis e jornalista Antônio Marcos Couto Luduvice também receberá a Comenda.
Outra personalidade influente escolhida para receber a honraria é o presidente da Norcon e do Sindicato da Indústria da Construção Civil sem Sergipe (Sinduscon-SE), Tarcísio Teixeira. Representando o Jornal da Cidade, o diretor comercial Arnildo Ricardo confirmou presença no evento e também será homenageado. A autoridade política que irá receber o reconhecimento é o governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas.











