Cultura e Saúde realizam espetáculo teatral “Laranjeiras contra o mosquito”

14/03/2016 às
Foto: Evaldo Moura / PML
Na manhã desta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, realizou ação educativa na praça da Matriz em campanha de combate ao Aedes aegypti. Crianças de várias escolas prestigiaram a peça teatral “Laranjeiras contra o mosquito”, apresentado pelo Grupo de Teatro Menores Unidos.
 
A ação educativa aconteceu no adro da igreja Matriz e teve a participação de três escolas do município, a Escola Estadual João Ribeiro, Escola Municipal Maria Virginia Leite Franco e o Centro Educacional São José. Dezenas de estudantes das Unidades de ensino, participaram e interagiram com os atores do grupo de teatro.
 
O secretário de Cultura, Evanilson Calazans, destaca a importância de usar o teatro para conscientizar as crianças. “É uma parceria entre as secretarias de Saúde, Cultura e demais pastas em combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Tendo em vista o levantamento feito em nosso município, todas as secretarias se uniram também junto à comunidade. Essa é uma forma educativa e descontraída de ensinar as nossas crianças, que é através do teatro”, destacou o secretário.
 
A secretária Municipal de Saúde, Rosiane Gomes, diz que a ação faz parte do plano de ação da Secretaria de Saúde. “Todas as secretarias estão unidas no combate a esse vetor no município de Laranjeiras. Essa ação faz parte da Sala de Situação que o municípío montou e a gente acredita que essa é a forma mais fácil, uma forma lúdica de que as crianças possam aprender com mais facilidade a combater ao vetor que é o Aedes aegypti. Essas ações serão multiplicadas em todo o município, nessa parceria com o Grupo de Teatro Menores Unidos, vamos levar para outras crianças para que a gente possa divulgar o máximo como proteger a população do vetor Aedes aegypti”, disse.
 
A estudante Ana Clara Oliveira Souza assistiu a peça teatral junto aos coleguinhas do Centro Educacional São José e afirma que aprendeu com as orientações passadas durante o espetáculo. “Achei muito bonito, nós temos que combater a Dengue, o Zíka vírus, esse mosquito. Aprendi com o teatro e vou fazer em casa o que eles falaram”, disse.
 
Já a Kaline Naiane disse que achou a apresentação engraçada. “Eu achei muito bom a peça e gostei bastante. Aprendi que cuidar do planeta é bom, para nos proteger dos mosquitos. Aprendi sobre as doenças, que tem sintomas como febre, dores no corpo e também na coluna”. O estudante da Escola Municipal Maria Virginia Leite Franco, Melk de Jesus Alves, diz que ficou atento as informações sobre as doenças. “Gostei muito da peça e eu consegui aprender sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti”, concluiu.