Cursos de aperfeiçoamento qualificam moradoras da Zona Norte de Aracaju
03/10/2014 às

Foto ilustrativa
A motivação para aprender e o desejo de gerar renda levaram mulheres da Zona Norte de Aracaju a concluir, na tarde desta terça-feira, 30, os cursos livres de Pintura em Tecido e Bonecas de Pano, oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Durante uma semana, os cursos foram realizados, respectivamente, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Soledade e Lamarão.
Na turma de Pintura em Tecido, as alunas aprenderam três tipos de técnicas: a pintura de giz de cera em tecido, a estamparia de giz de cera em tecido, e o molde vazado, que é a aplicação direta no tecido. Algumas dessas técnicas utilizavam lixas para fazer os desenhos que, em seguida, seriam aplicados nos tecidos. "O custo-benefício é bom porque os materiais são acessíveis. Elas podem aplicar a técnica em blusas ou panos de prato", exemplifica a instrutora Klecia Almeida.
Há dois meses vivendo em Aracaju, a paulistana Maria do Carmo Matos já praticava esta e outras artes. Ela ensinou artesanato em uma escola pública de São Paulo, porém, ficou anos sem praticar. Agora, incentivada pelo curso, a aluna decidiu voltar a fazer o que gosta. "Ajuda no desenvolvimento da mente, pela questão das cores. Não é só pintar, tem que estudar a pintura", explica Maria do Carmo.
Já a aluna Ana Lúcia Santana, da turma de Bonecas de Pano, acredita que trabalhar produzindo este tipo de artesanato é um negócio rentável. Ela, que também é costureira, deseja confeccionar as bonecas e vendê-las na loja da filha. "Gasta pouco e é econômico. Posso fazer em casa e ainda ganho com esse trabalho", diz Ana Lúcia, que já possui uma encomenda de 60 bonecas para um aniversário infantil.
