Defesa Civil promove ações de alerta em decorrência das chuvas

A Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil Municipal, tem monitorado constantemente os bairros da cidade devido ao período chuvoso. Através das ações integradas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e órgãos afins, as medidas preventivas visam controlar o estado de periculosidade das chuvas no município e, ao mesmo tempo, dar uma rápida resposta aos aracajuanos.
O corpo técnico da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal já havia estabelecido as estratégias para o enfrentamento da situação. Para isso, utilizou o Plano de Contingência para o Período Chuvoso, junto aos órgãos integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil Municipal, que têm a competência de atuar na prevenção de vidas e bens perante situações de alagamentos e deslizamentos decorrentes das chuvas, atribuindo uma definição clara das atribuições de cada órgão participante do Sistema.
"Recebemos a solicitação e acionamos órgãos como Emsurb, SMTT e Samu para que eles solucionem o problema a depender a solicitação. Só esse fim de semana recebemos 33 chamados à Defesa Civil, nós vamos até o local, reconhecemos o problema e acionamos o órgão", explica o Coronel Reginaldo Moura sobre os procedimentos realizados pela Defesa Civil.
Entre os problemas mais comuns detectados pelo órgão nos últimos dias estão alagamentos, com maior ocorrência nos bairros Santa Maria, Lamarão e Atalaia. Nenhum tipo de deslizamento foi contabilizado.
Monitoramento
A Defesa Civil Municipal segue monitorando todas as regiões que apresentam situação de maior risco. Em virtude dos alertas meteorológicos, que indicam que o período de chuva deve continuar nos próximos dias, a Defesa Civil permanece trabalhando diuturnamente, a fim de se anteceder aos fatos. Em caso de necessidade ou informações, a população pode procurar entrar em contato pelo telefone (79) 3214-1745, de segunda a sexta das 8h às 17h, e nos demais horários através do 193 - Ciosp.











