DENTRO DAS NORMAS
Você sabe o que é Termo de Ajustamento de Gestão (TAG)? O Termo de Ajustamento é um instrumento de controle consensual, celebrado entre o Tribunal de Contas e a autoridade máxima do Poder, órgão ou entidade por ele controlado, com objetivo de corrigir irregularidades nas escolas da rede municipal. Em Sergipe, Pinhão foi uma das cidades que aderiu ao termo. Nesta terça-feira (25) a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Angélica Guimarães, se reuniu com o prefeito de Pinhão, Eduardo Marques, para formalizar a conclusão do TAG. Na ocasião, foi constatado o cumprimento de todos os itens exigidos durante a assinatura do termo em novembro de 2014.
"A prefeitura de Pinhão cumpriu seu papel. Só temos uma recomendação, que é colocar registros nos banheiros infantis das escolas. Estamos encerrando este TAG para começar outras", disse a conselheira Angélica Guimarães.
Para o prefeito Eduardo Marques a sensação é de dever cumprido. "Pinhão tinha algumas deficiências, mas encerramos este processo bem sucedidos. Parabenizo o TCE por deixar de ser um campo distante e, cada dia, se aproximar mais dos prefeitos e fazer parcerias com os municípios", declarou Eduardo Marques.
Além de Pinhão, mais 18 municípios sergipanos firmaram o termo com TCE entre os meses de novembro e dezembro de 2014. Entre eles estão: São Domingos, Boquim, Pedra Mole, Pinhão, Macambira, Simão Dias, Tomar do Geru e Riachão do Dantas, São Miguel do Aleixo, Graccho Cardoso e Malhada dos Bois.
VISITA A VALE
Na última segunda-feira (24) o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, esteve na Vale para abrir os horizontes do trabalho em Rosário. A maioria das empresas que fornecem serviços e mão de obra para a Vale são de fora do estado. Pensando nisso, o gestor, junto com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico municipal, Vale e representantes do Sebrae, reuniram-se para estreitar o contato e buscar uma forma da empresa Vale aproveitar mais as empresas e a mão de obra de Rosário. Há uma demanda grande na área de suprimentos, como peças automotivas e material de construção e de serviços na área de eletromecânica, além de serviços de vulcanização, solda, pintura e caldeiraria. A Prefeitura de Rosário do Catete vai fazer um levantamento das empresas que podem fornecer essas peças e serviços, criar um plano para atrair essas empresas, e intensificar os cursos de capacitação nessas áreas para o município.
ENCONTRO DOS PRESIDENTES
No início desta semana, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe participou do Encontro dos Presidentes das Assembleias do Brasil, que discutiu o Pacto pelo fortalecimento da competência dos Estados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento é uma parceria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale) e da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os palestrantes do evento foram: Senadores José Serra, Antônio Anastásia, Deputado Federal Eduardo cunha, Presidente da Câmara, e Fernando Capez, Presidente da ALESP. Bispo estava acompanhado dos diretores da Alese Roberto Bispo e Alexandro Argolo.











