Deputada Maria Mendonça presta homenagem pelo Dia do Feirante
A deputada Maria Mendonça (PP) fez pronunciamento na sessão desta segunda-feira, dia 25, registrando a passagem do Dia do Feirante. Na tribuna da Assembleia Legislativa, ela prestou uma homenagem a essa categoria de trabalhadores que, junto com os caminhoneiros, identifica o povo do município de Itabaiana. Maria disse que fazia essa homenagem orgulhosa de sua terra e sua história.
Em seu pronunciamento, a deputada Maria Mendonça fez um histórico de como surgiu esta data no Brasil. Segundo ela, é uma homenagem à primeira feira livre realizada em São Paulo, no Largo General Osório, em 1914. No seu discurso, a parlamentar fez um histórico da criação das feiras livres do Brasil. Nesse resgate histórico do surgimento das feiras livres, Maria Mendonça procurou estabelecer um paralelo entre o Estado de São Paulo e a cidade de Itabaiana.
“Somos os maiores distribuidores de hortifrutigranjeiros e também temos a maior feira livre do Estado. Para Itabaiana converge a produção de alimentos de seu entorno territorial e de lá são distribuídos para feiras livres e supermercados de Sergipe e de outros Estados, através de nossos perímetros irrigados”, destacou Maria Mendonça. A deputada observou ainda que, com evidente vocação para o comércio, é na feira livre que se encontra o maior espaço de abastecimento de alimentos.
“Os melhores preços, os produtos mais novos, é na feira que as pessoas se encontram e se estabelecem relações de amizade entre vendedores e consumidores. A diversidade de produtos e a forma peculiar como os feirantes abordam os clientes... Para a maioria dos consumidores, fazer feira é uma alegria, e um feliz momento de lazer”, acrescentou, ressaltando que feirantes e caminhoneiros são figuras que definem um povo empreendedor.
De acordo com a deputada, Itabaiana, depois de Aracaju, é a cidade detentora do maior comércio de Sergipe. Maria Mendonça disse ainda que as feiras livres espalhadas por todo Estado estão repletas de feirantes de Itabaiana que, com orgulho, contam suas histórias. “Eles fazem das feiras não só um espaço de venda de produtos, mas expressão de sua alegria em pertencer àquela terra e fazer parte de um povo para contribui para o crescimento e desenvolvimento de sua terra”, disse.
Em seu pronunciamento, a deputada Maria Mendonça agradeceu à Rede Record, que no programa Domingo Espetacular apresentou uma matéria sobre a Feira de Itabaiana. Nela foi entrevistada a feirante Lindete Andrade Oliveira, a “Dona Xepa Nordestina”. “Que com orgulho e naturalidade próprios de quem ama o que faz mostrou como sua atividade profissional contribuiu não só para o sustento digno de sua família, como também com o crescimento e desenvolvimento de nosso município e nosso Estado”, destacou.
Em nome de dona Lindete, a deputada homenageou todos os bravos feirantes de Itabaiana e de Sergipe pelo dia dedicado a eles. A deputada também agradeceu ao jornal Cinform, que na sua edição desta semana que trouxe um encarte sobre a feira de Itabaiana. “Feira esta que por mês gera em torno de R$ 50 milhões dentro do nosso município. Entendemos que merece esse destaque”, disse, ao acrescentar que esta semana o município de Itabaiana completa 126 anos de emancipação política.
A deputada concordou com a afirmação trazida pela matéria do Cinform, de que a feira é a alma da cidade. Ela disse ainda que na feira de Itabaiana é possível encontrar produtos de todos os tipos, alimentos, confecções, calçados, animais, entre tantos outros. Maria Mendonça também lembrou que os feirantes de Itabaiana estão espalhados por todas as feiras livres de nosso estado e por onde passam levam produtos de qualidade e fazem a diferença.
O deputado Arnaldo Bispo, também natural da cidade de Itabaiana, aparteou o pronunciamento para dizer que este reconhecimento é a valorização da feira de Itabaiana e de todos os agricultores deste município. Arnaldo lembrou que em 1965 foi feirante e um dos primeiros a vender sandália “japonesa”, em Sergipe. “Vendi na feira de Itabaiana, Jeremoabo, Carira, Pinhão, Frei Paulo, Areia Branca e eu valorizo porque participei e por isso quero parabenizar todos os feirantes. São um orgulho para os itabaianenses, pois realizam um trabalho digno que enobrece e engrandece nosso município”, declarou o deputado Arnaldo Bispo.
Maria Mendonça finalizou seu discurso dizendo que não poderia deixar passar essa data em branco. “Uma oportunidade de dizer o quanto sou feliz por ser itabaianense. Sinto muito orgulho da minha terra e de meus conterrâneos que são guerreiros, trabalham e fazem a diferença. Que Deus possa iluminar todos vocês e que vocês possam de fato fazer chegar alimento à mesa dos cidadãos, como sempre vocês fizeram: na luta, trabalhando, conquistando o espaço e cidadania”, finalizou.













