Deputados avaliam prestação de contas e projetos apresentados pelo governador na mensagem à Assembleia

23/02/2015 às
Foto: César de Oliveira, da Agência Alese

Os deputados estaduais acompanharam, na sessão desta segunda-feira, dia 23, a mensagem do governador Jackson Barreto à Assembleia Legislativa. Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo, cumprindo o dever constitucional, fez a prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo governo nos últimos quatro anos e apresentou aos parlamentares os principais projetos que o governo pretende executar na atual gestão.

 

No plenário, os deputados ouviram atentamente o pronunciamento do governador Jackson Barreto. Em comum, os parlamentares, tanto da bancada de situação como da oposição, se mostraram dispostos a colaborar e cobrar para que as ações prometidas pelo governo durante a campanha eleitoral sejam cumpridas.

 

O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Gualberto (PT), destacou que na sua exposição o governador firmou compromissos ao reconhecer os avanços que Sergipe teve nesses últimos oito anos. “Mas acima de tudo, disse que precisamos melhorar ainda mais, precisamos avançar, atender de maneira ainda mais eficaz nosso povo. Essa é que é a discussão”, avaliou.

 

Para ele, os deputados, independente de bancada, têm que focar sua atenção nos problemas sérios do Estado de Sergipe, a exemplo da crise nacional que pode refletir no Estado. Gualberto acrescentou que é natural que tenha oposição e situação, faz parte da democracia, “mas é preciso que determinadas pessoas estudem um pouco mais as questões do Estado para se manifestar sabendo o que estão dizendo, falando com segurança sobre as questões que são importantes de fato, principalmente para as pessoas mais pobres do Estado, que são as que mais precisam de presença de governo e de Estado”, frisou o parlamentar.

 

Ao avaliar a mensagem levada pelo governador Jackson Barreto à Assembleia, o líder da bancada de oposição na Casa, deputado Capitão Samuel (PSL), disse que se alguém esperar que a oposição seja um entrave ao governo melhorar a vida do povo está engando. Segundo ele, a oposição quer ser o vetor de desenvolvimento para o Estado de Sergipe. “A oposição quer ser a chama que precisa para que o governo realmente trabalhe para a população. O povo escolheu o governador, ele prometeu governar para as pessoas e nós vamos cobrar que ele cuide das pessoas. Não vamos torcer para o quanto pior melhor. Nós vamos torcer e trabalhar para o melhor para o povo de Sergipe”, disse.

 

Segundo ele, caso isso não aconteça, a oposição vai aumentar sua forma de agir, porque, todos, indistintamente de partido, querem o melhor para a população. “O trabalho é a resposta para qualquer crítica. Se começar a funcionar, claro que as críticas diminuirão, mas se por acaso continuar, como foi o governo do passado, faremos cobranças. A oposição tem que estar cobrando o tempo todo, em nome da população, para que Sergipe avance e o povo tenha melhores dias”, afirmou Capitão Samuel.

 

O vice-presidente da Assembleia, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), fez uma avaliação positiva da explanação feita por Jackson Barreto na mensagem governamental. O parlamentar disse que acredita muito nesse governo e todo seu secretariado, com o apoio da Assembleia. “Esperamos que tudo aquilo que foi proposto em campanha seja colocado em prática, que realmente os anseios, tudo que a população deseja, seja concretizado. É tudo que todos nós aqui desejamos e vamos lutar para isso, juntamente com o governo do estado e a Assembleia Legislativa. O que queremos ver é o melhor para o Estado de Sergipe”, declarou.