Desabamento de prédio: Crea recebe laudo próxima semana

22/09/2014 às

Os resultados dos exames laboratoriais da causa do desabamento de um prédio no Bairro da Coroa do Meio, em julho deste ano, devem ser entregues pela empresa responsável ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) na próxima semana. A previsão é de que na sexta-feira, 26, os ensaios sejam disponibilizados ao órgão fiscalizador para análise e elaboração de laudo a ser encaminhado ao inquérito policial instaurado na Delegacia Especial de Turismo.

 

De acordo com o presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, para a realização da perícia foram recolhidas mostras de materiais de construção, bem como foram executados estudos topográficos, os quais possibilitarão detectar características do solo e do empreendimento. “Quando recebermos os ensaios laboratoriais, iremos fazer a análise para verificar, por exemplo, a qualidade do cimento utilizado, a capacidade de carga daquele solo, se foi, ou não construído um andar a mais, enfim, faremos um laudo para ser destinado ao inquérito policial para que se sejam apuradas as responsabilidades. Solicitaremos um prazo de dez dias para a conclusão do laudo e entrega à polícia”, afirmou o Jorge Silveira.

 

O presidente do Crea-Se ainda lembra que a análise das causas está sendo realizada juntamente com peritos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). “É um perícia complexa, com vários profissionais envolvidos para que sejam observadas as causas que levaram ao desabamento do prédio. Em oito dias já teremos alguns resultados que nos ajudarão na descoberta”, afirmou Jorge Silveira. 

 

Segundo o delegado Walter Simas, responsável pelo inquérito policial, cerca de 20 pessoas já foram ouvidas, porém, após a entrega do laudo pelo Crea-SE, novos depoimentos serão colhidos. “Estamos aguardando o laudo pericial, o qual é bastante complexo, para que então, no prazo de 30 dias após o recebimento do laudo, possamos concluir o inquérito. Ainda serão ouvidas pessoas, inclusive as que já foram ouvidas, bem como engenheiros do próprio Crea-SE, para contribuir com a investigação”, explicou o delegado Walter Simas. 

 

Desabamento 

 

O prédio residencial em construção, localizado no Bairro Coroa do Meio, desabou na madrugada do 19 de julho deste ano, quando então foi iniciada uma operação de resgate de vítimas pelo Corpo de Bombeiros. Dentro do prédio, estavam o servente de pedreiro, Josevaldo da Silva, sua esposa, Vanice de Jesus, de 31 anos, a enteada do pedreiro, Ane Gabriele de Jesus, de oito anos, e o filho do casal Ítalo Miguel, um bebê de 11 meses que também foi resgatado com vida, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu a caminho do hospital.