Desembargadora Iolanda Guimarães é a sexta mulher a assumir interinamente o Governo de Sergipe

02/05/2025 às 11:50:18
Foto: Governo de Sergipe

A presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Iolanda Santos Guimarães, assumiu interinamente o Governo de Sergipe nesta sexta-feira 2, tornando-se a sexta mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado. A solenidade de transmissão foi realizada pela manhã, com a assinatura oficial feita pelo governador Fábio Mitidieri.

A magistrada ficará à frente do Executivo estadual até o dia 10 de maio, período em que Mitidieri cumpre missão oficial nos Estados Unidos, onde participará da Offshore Technology Conference (OTC 2025), em Houston, Texas — o maior evento do setor energético no mundo. A comitiva sergipana também conta com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade.

Durante esse mesmo período, o vice-governador José Macedo Sobral participa do II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, em Barcelona, na Espanha, o que motivou a convocação da desembargadora para o comando do Estado.

Antes de Iolanda Guimarães, já ocuparam interinamente o Governo de Sergipe as desembargadoras Clara Leite de Resende e Marilza Maynard, as ex-vice-governadoras Marília Mandarino e Eliane Aquino, e a deputada Angélica Guimarães.

Sobre a governadora em exercício

Natural de Aracaju, a desembargadora Iolanda Santos Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), formada em 1985. Ingressou na magistratura em 1989 e foi promovida ao 2º Grau do TJSE em 2014, por merecimento. Atualmente presidente do TJSE para o biênio 2025-2027, Iolanda já atuou como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), ouvidora-geral e corregedora-geral do TJSE.
 

 

 


Da Redação Sergipe em Foco