DESENVOLVIMENTO

25/02/2015 às
Encontro em Brasília

Discutir o desenvolvimento econômico do Estado. Esse foi o objetivo de um encontro realizado na última segunda-feira (23), em Brasília, com a participação do presidente da Codise, Sérgio Reis, o deputado federal Fabio Reis (PMDB) e o presidente da junta comercial de Sergipe, George Trindade. O trio visitou o ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e comércio exterior, Armando Monteiro, e discutiu com ele a parceria com o Ministério para a realização de pesquisas para a área, criando uma agenda positiva para o desenvolvimento do Sergipe.

Ainda em Brasília, Sérgio Reis, Fábio Reis e George Trindade debateram com o ministro sobre a renovação da Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE), que fica no município de Barra dos Coqueiros. A intenção deles é que as dificuldades enfrentadas pela ZPE-SE não passem em branco, mas entrem na pauta de discussões, inclusive com ações de melhoria da logística do Porto de Sergipe.

O Ministro Armando Monteio se colocou à disposição da Codise e do deputado Fábio Reis, disponibilizou a equipe dele para aprofundar as discussões e ainda demonstrou grande interesse em contribuir com as iniciativas que possam dinamizar a indústria em Sergipe. Monteiro também destacou a alegria de receber em seu gabinete o ex-deputado federal Sérgio Reis, de quem foi colega na Câmara Federal, ambos integrantes do PTB.

 

CANARCATETE I

O carnaval no município de Rosário do Catete, distante 40 km da capital, foi um dos mais animados e seguros de todo o Estado sergipano.  Mesmo com a intenção do prefeito Laércio Passos em realizar uma festa voltada principalmente para os munícipes, sem a contratação das “grandes bandas”, o Carnacatete teve um índice de satisfação de 79%, segundo pesquisa realizada pela W1Emcampo durante os quatro dias do evento no Balneário, na praça dos quiosques e nas ruas do município. Puxando para cima a satisfação dos foliões, destaque para a Segurança (90,6%), Blocos de Rua (89,8%) e as Atrações Artísticas (83,2%).

CANARCATETE II

Para 52,5% dos entrevistados, “o carnaval deste ano foi melhor que o do ano anterior”. A pesquisa apontou ainda que o evento pode ser considerado como uma festa familiar (48,2% participam com a família) com área de abrangência que em muito ultrapassa as fronteiras do município. 58,9% dos entrevistados de forma aleatória residiam nos municípios de toda a região do baixo Cotinguiba e da grande Aracaju. Destaque para Maruim (17,6%), Carmópolis (11,8%) e Aracaju (9,8%). Os números da pesquisa apontam ainda que 82,4% dos entrevistados declararam a intenção de participar do próximo carnaval e que 98% recomendariam a festa para outras pessoas. A w1emcampo entrevistou 400 pessoas durante o carnaval. A margem de erro do levantamento é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados apurados para um intervalo de confiança de 95%.

REUNIÃO

O Prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva e o de Paulo Afonso na Bahia, Anilton Bastos, participaram ontem (24), da reunião dos municípios que têm barragens e geração de energia. Paulo Afonso e Canindé estão entre os municípios que mais perderam financeiramente, depois que diminuiu o valor da energia gerada. A luta do Prefeito Heleno é para que Canindé receba, assim como as outras cidades, uma compensação financeira pelo que deixaram de arrecadar.