Dia dos Professores é comemorado com ato público em Aracaju

15/10/2014 às
Professores fazem ato em Sergipe (Foto: Flávio Antunes/G1)

 Para comemorarar o Dia do Professor, professores da rede pública de ensino realizaram um ato público na manhã desta terça-feira (15), no calçadão da Rua João Pessoa, no Centro Comercial de Aracaju, em defesa de uma educação pública de qualidade e melhores condições de trabalho.


Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, o dia não é só de comemoração, pois ainda muito a se conquistar. “Ainda convivemos com municípios atrasando os salários, condições precárias de trabalho”.



 A vice-presidente do sindicato pontuou com mais ênfase dois pontos, sendo um positivo e outro negativo. “Nos conquistamos o direto ao piso salarial para todos os professores do país, mas em contrapartida ainda não existe a garantia do pagamento por parte de alguns gestores”.



Ivonete revelou também que a violência no âmbito escolar é um dos pontos que tem ultimamente preocupado muito profissionais da educação no Estado. “Precisamos de políticas públicas voltadas para segurança nas escolas, pois andamos muito assustados e preocupados com a crescente violência com o professor em sala de aula”.


Por fim, a professora informou que a categoria está lutando para a quebra de uma hierarquia velada no estado. “O espaço escolar precisa ser democratizado. Por exemplo: direção e alunos de escolas não conseguem ter autonomia para realizar atividades, pois ficam dependendo das ordens da Seed”.


Ainda de acordo com Ivonete, o dia também terá atividades como a entrega de flores a população, panfletagem sobre a situação do profissional no Estado, além de uma almoço oferecido a categoria.