Do litoral ao sertão: Saúde e municípios intensificam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o estado de Sergipe
Uma verdadeira guerra foi travada contra o mosquito Aedes aegytpi, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), vem realizando uma série de atividades com a Brigada Itinerante. Os agentes estão percorrendo os municípios sergipanos, visitando casas e terrenos baldios para combater os possíveis pontos de concentração de larvas do vetor.
“Queremos atingir 100% de cobertura durante a realização de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, é necessário que a população abra as suas casas e recebam os agentes de endemias, a Brigada Itinerante e os soldados do Exército Brasileiro de forma amistosa, seguindo as orientações passadas pelas equipes, pois elas estarão nos locais para ajudar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.
Ainda neste mês, a Brigada Itinerante vai visitar os municípios de Neópolis, Capela, Siriri, Cedro de São João, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Pirambu, Japaratuba, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Pedrinhas e Gararu. Nas visitas, os focos são destruídos e é passado o carro fumacê.
Reforço
Na última semana, o Exército Brasileiro colocou 100 homens à disposição da Secretaria de Estado da Saúde para atuar nas ações de combate ao Aedes aegytpi. Além disso, os agentes de endemias dos municípios e a Defesa Civil também se somam a causa. Inicialmente, o calendário de intensificação das ações será concentrado na região da Grande Aracaju, onde há um maior número de infestação.
“Os trabalhos in-loco tiveram início no último sábado, 12, na Barra dos Coqueiros, e seguirão de forma interrupta até o fim do verão. O objetivo é reduzir ou até mesmo eliminar todos os pontos de foco do mosquito e combater as doenças associadas a ele”,enfatiza José Sobral.
O Estado vem dando todo o suporte logístico para que a ação de mobilização e combate ocorra da melhor forma possível, oferecendo transporte, água e alimentação aos envolvidos nas atividades.
Ação na Barra dos Coqueiros
No último sábado, 12, foram iniciadas as ações integradas de combate ao Aedes aegypti no município da Barra dos Coqueiros, quando foram visitadas as localidades do Motu, Suvaco do Cão, Atalainha, Invasão do Canal, Portelinha e Moises Gomes, locais considerados de alto risco de infestação do mosquito.
Nesta semana, as equipes ainda estarão concentradas nessa região, com visitas nas comunidades de Itapoã, Jatobá, Flecheiras, Canal e Pontal da Ilha. Os serviços seguirão até a próxima sexta-feira, 18.
Outras Atividades
Além da Barra dos Coqueiros, os municípios de Aracaju, Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco também realizaram atividades de combate ao mosquito no último sábado.
Em Nossa Senhora da Glória, a ação foi promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Obras. Além disso, um mutirão denominado de “Todos Contra a Dengue” foi feito com o apoio da população.
As ações de combate ao Aedes aegypti também ocorreram no último sábado em Canindé. Para o secretário municipal de saúde, Enock Luiz, as mobilizações são de suma importância para garantir o bem-estar da população.
“Os agentes de endemias foram capacitados pela SES e Funesa. Na ocasião, foram realizadas visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito e conscientização da população. Agora, a expectativa é pela chegada da Brigada Itinerante e Exército em nosso município, para fortalecer, ainda mais, as atividades”, ressaltou o gestor.











