Dr. Gonzaga reclama do mau atendimento dado ao idoso

09/10/2014 às
Foto: divulgação
O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira, 8/10, para reclamar do mau atendimento dado ao idoso, especialmente no transporte público, pois disse que tem recebido diversas denúncias de casos absurdos sofridos pelos idosos nos coletivos de Aracaju. O parlamentar, que também é médico especialista em Geriatria, área da medicina que estuda o processo do envelhecimento com um todo, disse que sua preocupação com os idosos é um tema que faz parte do seu dia a dia, na sua atuação como médico e como vereador.
 
“Em minhas ações como parlamentar tenho me preocupado muito com a condição e o tratamento dos idosos em nossa cidade, e através de projetos e indicações busco contribuir para tornar a vida dessa população mais digna”, garantiu.
 
Dr. Gonzaga destacou como sendo de grande importância a lei de sua autoria que determina que a SMTT crie um Programa de Atendimento ao Idoso, cujo foco principal seja o treinamento e a capacitação dos motoristas, cobradores e fiscais das empresas participantes do sistema integrado de transportes urbanos, no trato ao usuário idoso. ”Embora seja determinado por lei o uso gratuito dos ônibus coletivos, muitos motoristas deixam deliberadamente de parar nos pontos de ônibus onde só se encontra um ou mais idosos, um tratamento indigno e desumano”, lamentou.
                      
A falta de respeito ao lidar com os idosos também é demonstrada, segundo o parlamentar, na forma como os motoristas fecham as portas e colocam os veículos em movimento, sem se importar se os idosos estão em segurança dentro dos veículos. “Por apresentarem menor agilidade e firmeza de movimentos, os idosos muitas vezes caem ou ficam presos nas portas, com risco de sofrerem acidentes, que podem causar sérios danos físicos à sua saúde, ou até mesmo a morte, devido à fragilidade óssea que eles apresentam”, explicou o vereador.
 
Dr. Gonzaga aproveitou para chamar a atenção da SMTT e das empresas de ônibus para que coloque em prática o treinamento de atualização desses profissionais, conforme prevê a lei, para que os idosos possam utilizar o transporte coletivo com mais segurança e respeito.