Duda Lisboa revela detalhes de pausa na carreira para cuidar da saúde mental

23/06/2026 às 11:21:10
Foto: Heitor Xavier

A jogadora sergipana de vôlei de praia Duda Lisboa revelou, nesta segunda-feira, 22, detalhes do período em que se afastou das competições para cuidar da saúde mental. A atleta utilizou as redes sociais para compartilhar sua experiência e reforçar a importância de reconhecer os próprios limites e buscar ajuda especializada.

A pausa na carreira havia sido anunciada em novembro de 2025. Na ocasião, a campeã olímpica ao lado de Ana Patrícia informou que se afastaria temporariamente das quadras sem detalhar os motivos. Agora, Duda revelou que a decisão foi motivada por um quadro de sofrimento emocional e crises de ansiedade enfrentadas ao longo da temporada.

Segundo a atleta, os primeiros sinais de que algo não estava bem surgiram cerca de um ano antes da pausa. Ela relatou ter enfrentado diversas crises de ansiedade durante competições, sendo a mais intensa durante uma partida do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, disputado em Adelaide, na Austrália.

“Há cerca de um ano, venho apresentando sinais de que algo não estava bem. Foram várias crises de ansiedade em alguns jogos da temporada. A última, e mais forte, foi justamente na partida contra a dupla de Porto Rico. Vencemos o duelo, mas ali ficou claro que eu precisava respeitar os meus limites. Era a minha saúde em jogo”, afirmou.

Duda destacou que vive a rotina de atleta profissional desde os 12 anos e que os anos de dedicação ao esporte, marcados por viagens constantes e renúncias pessoais, tiveram impacto em sua saúde emocional. Mesmo após alcançar o maior objetivo da carreira com a conquista da medalha de ouro olímpica em Paris 2024, ela relatou ter perdido a vontade de treinar e competir.

“Não me arrependo. Mas, às vezes, é necessário dar um passo atrás para poder seguir em frente. E este momento chegou para mim. Nos próximos meses, vou priorizar minha saúde mental, essencial para minha performance no esporte e na vida”, declarou.

Ao tornar pública sua experiência, a sergipana afirmou que pretende contribuir para o debate sobre saúde mental e incentivar outras pessoas a procurarem apoio quando necessário.

“Pedir ajuda não é fraqueza”, destacou a atleta em sua publicação.

 

Fonte: F5 News