Educação: antiga Escola Normal volta ao cenário, moderna e profissionalizante
A antiga Escola Normal de Sergipe, oficialmente tratada como Instituto de Educação Ruy Barbosa, volta ao cenário da educação de Sergipe, após ter formado gerações de sergipanos.
Nesta quinta-feira, 25, o governador Jackson Barreto, acompanhado pelo secretário Jorge Carvalho e por diretores, professores e assessores, visitou a obra de reforma e ampliação da escola, que é de referência no estado. O setor de engenharia da Seed afirma que 95% da obra já foi concluída.
"A instituição é conhecida por ser referência no estado quando o assunto é educação e foi escolhida para abrigar o ensino profissionalizante da rede estadual, por isso acho muito importante o investimento que o governo fez, da ordem de 1 milhão e 700 mil; para que, agora em outra fase de sua vida, atuar qualificando professores e os sergipanos que delas necessitarem", o governador afirmou ao visitar o estabelecimento.
A reforma do instituto, orçada em R$ 1.731.304,96, adequou a unidade de ensino às normas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), para ofertar os cursos profissionalizantes de Secretaria Escolar, Multimeios, Alimentação e Infraestrutura (hidráulica e elétrica) Escolar, além do curso de Libras.
"Para isso, a unidade foi equipada com novas salas de aula, auditório, laboratórios de química, matemática, infraestrutura e multimeios, além de uma cozinha industrial", pontuou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. A previsão da Seed é de que toda a obra seja concluída no início do próximo mês (julho).
"Aprender uma profissão enquanto se estuda o ensino médio é estar a passos largos à frente no mercado de trabalho, que está tão competitivo. Estou satisfeito com o que vi. Mal posso esperar pela inauguração", afirmou o governador Jackson Barreto durante o ato de visita.
Cursos e Atheneu - A diretora da unidade, Edwilma Araújo, também feliz com os investimentos do governo de Sergipe, afirmou que os cursos de Secretaria Escolar e Multimeios já serão inaugurados, com aulas teóricas e práticas no segundo semestre, dependendo tão somente da chegada de materiais necessários e da liberação de funcionamento por parte da Seed.
"Atenderemos inicialmente 200 alunos, mas com a complementação dos novos cursos, teremos uma boa clientela de sergipanos que irão se profissionalizar em diversas áreas de trabalho", diz Edwilma, acrescentando que, enquanto não prosperam os novos cursos, o estabelecimento servirá aos alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, que receberá uma grande reforma em toda sua estrutura física.
Revista - A diretora da unidade destacou também a qualidade dos professores que atuarão na nova escola, "com profissionais preparados, sendo até mestres e doutores", enfatizando que os recursos recebidos pela escola são aplicados conforme debate envolvendo direção, professores e alunos.
Ao final da visita, o governador Jackson Barreto e o secretário Jorge Carvalho receberam das mãos do diretor-presidente do Segrase, Paulo Sérgio Araújo, exemplares de mais uma edição da revista ‘Cumbuca´ (a nº 09), que trata de temas variados, além de conter uma ampla reportagem com o ativista político e militante Rosalvo Alexandre, o "Bocão".











