EFEITOS POSITIVOS

29/08/2014 às

A segurança pública não é dever das administrações municipais, no entanto, quando ela não funciona, é a população local que sofre as consequências, independentemente de quem seja a responsabilidade. Por isso, em algumas cidades, vemos o (bom) exemplo de prefeitos que não cruzam os braços e esperam uma solução acontecer. Pelo contrário. Arregaçam as mangas e colocam a máquina para funcionar.

 

Assim está acontecendo em Laranjeiras. O município era alvo frequente da marginalidade e a população já não conseguia levar uma vida tranquila, característica de cidade do interior. A Prefeitura então resolveu agir. Há pouco menos de um mês, implantou câmeras de monitoramento na região, um investimento bastante significativo, mas que tem surtido bons efeitos.

 

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Gilberto Madureira, nos últimos 20 dias não houve registro de crimes em Laranjeiras. “Foi uma ação conjunta. O prefeito Juca de Bala apostou na instalação dos equipamentos, mas também solicitou ao Estado o reforço no efetivo policial. Tivemos o envio da Tropa Especial da Polícia Militar e esse trabalho tem sido muito positivo”, avalia.

 

As câmeras instaladas na cidade são de última geração e fazem a captação de imagem em um ângulo de 360°, com zoom de até 150m de distância. Há ainda uma central de monitoramento 24h, com profissionais habilitados para desempenhar a atividade. “Sem dúvida alguma, esse foi um dos melhores investimentos do governo Juca. As pessoas que têm intenção de cometer algum crime acabam inibidos com a presença dos equipamentos, pois sabem que agora eles são identificados e punidos mais facilmente”, justifica o gestor.

 

 

NOTAS

 

CONCURSO

Continuam abertas as inscrições para o Concurso da Prefeitura de Japaratuba/SE, para o preenchimento de 159 imediatas em 23 cargos níveis fundamental, médio e superior, em mais de 20 cargos, como Auxiliar de Serviços Gerais 21 vagas, Vigia 36 vagas, Agente de Arrecadação oito vagas, Escriturário 19 vagas, e ainda, Assistente Social, Enfermeiro, entre muitos outros, prova dia 16/11. A organização está a cargo do IBAM- Instituto Brasileiro de Administração Municipal, com sede no Rio de Janeiro. Você pode se inscrever através do site www.ibam-concursos.org.br

 

 

NOVO SER I

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Maruim, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), promove o projeto Acolhendo um Novo Ser. A ação visa orientar as gestantes na confecção dos próprios enxovais. De acordo a coordenadora do Cras, Amanda Santana, muitas gestantes não têm condições de comprar seu enxoval. Aqui elas conseguem produzir e utilizá-lo com os materiais doados pelo órgão, destacou. No ano passado, as mulheres beneficiadas pelo projeto deveriam estar no mínimo no quarto mês de gestação. Neste ano, serão aceitas inscrições a partir do terceiro mês.

 

 

NOVO SER II

O projeto é contínuo sem a necessidade do estabelecimento de um prazo final para as inscrições. Por isso, as gestantes interessadas devem procurar a psicóloga Michelly Bonfim, das 8h às 13h, na sede do Cras, na Rua Barão do Rio Branco, 55, munidas de CPF, RG, comprovante de residência e do Número de Inscrição Social (NIS). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sede do Cras. Além do acompanhamento da orientadora social, as gestantes também serão acompanhadas por profissionais da Psicologia e da Assistência Social. O projeto Acolhendo um Novo Ser atendeu 51 gestantes, desde a sua implantação no ano passado.