Eleições 2020: Dr. Roberto de Cedro permanece inelegível pela lei da ficha limpa

21/06/2020 às 17:52:01

Uma condenação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (processo 201011100185) contra o pré-candidato a prefeito de Cedro de São João, José Roberto Lima (MDB), deixa-o sem condições de participar do pleito desse ano, de acordo com modificações na lei da ficha limpa e do entendimento do STF – Supremo Tribunal Federal. 

Em 2011, Dr Roberto teve a sentença transitado em julgado, na qual a Justiça, entre outras punições, determinou a suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Em 2016, quando o prazo venceu, o pré-candidato foi enquadrado dentro do prazo de oito anos de inelegibilidade aos condenados por abuso do poder econômico ou político, anteriormente à edição da Lei da Ficha Limpa. Por conta disso, Dr Roberto permanece inelegível até 2024. 

A condenação se deu por prejuízos causados à Prefeitura de Cedro na contratação de serviços para a realização da festa da Carne do Sol, em um convênio com o governo do Estado. Na época, foi detectado que o valor pago pelo Município foi 346% maior que o de mercado.