Em Japaratuba, Secretaria da Juventude entrega certificados de cursos profissionalizantes
A Prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, realizou na tarde da última quinta-feira (15), mais uma entrega de certificados de formação. A cerimônia foi realizada no Centro Social Dona Janoca e oficializou a conclusão dos cursos de cabeleireiro assistente e espanhol básico, ofertados aos japaratubenses.
As capacitações foram ministradas pelo Senac e em parceria com a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Os cursos ocorreram em aproximadamente três meses e qualificaram 45 pessoas para o mercado, residentes na sede da cidade e em povoados.
“A luta para preparar os jovens tem sido incansável. Constantemente, a Secretaria da Juventude tem buscado parcerias com o objetivo garantir oportunidades àqueles que vislumbram colocações melhores no mercado. E os cursos de cabeleireiro assistente e espanhol básico, são exemplos desse empenho”, destacou Tiago Nascimento, secretário da pasta da juventude, durante a cerimônia.
O secretário enfatizou ainda que a parceria com a instituição tem rendido bons frutos para o município. “Este é o segundo evento que realizamos para entrega de certificados em um ano, e isso nos motiva a continuar buscando, a cada dia, novas parcerias. Ficamos felizes em poder contribuir à formação e crescimento de vocês”, frisou.
Experiência - Pureza Cristina foi uma das japaratubenses que concluiu o curso de cabeleireiro assistente. Para ela, a experiência foi motivadora. “Agora tenho uma formação. Quero agradecer não só pela oportunidade, mas por todos os ensinamentos. Tenho certeza de que não vou parar por aqui. Vou continuar buscando nossos cursos e aperfeiçoamentos”, afirmou a jovem.
Assim como Pureza, o jovem Valdeir Vieira, que concluiu o curso de espanhol básico, também destacou a capacitação como uma grande oportunidade. “Confesso que no início fiquei um pouco desmotivado pela minha falta de habilidade com a língua espanhola, mas com o tempo, um pouco de dedicação e com o auxílio do instrutor fui me adaptando e passei a me identificar. Foi um momento ímpar na minha e que certamente serviu para abrir minha mente para novas linguagens”, comemorou o japaratubense.
Investimento – Diferente dos colegas e conterrâneos, Marcela Lima buscou na capacitação mais que um espaço no mercado de trabalho. Antes mesmo de concluir, a jovem abriu seu próprio negócio, atuando na área de profissionalização, dentro do município.
“Com a ajuda da minha mãe, comprei todos os equipamentos necessários para exercer a profissão de cabeleireira. Busquei ofertar um serviço diferenciado, atendendo as clientes nas suas próprias residências, e com isso fui ganhando a confiança das mulheres que procuravam esse conforto. Hoje, graças a Deus e ao curso, já possuo um número significativo de clientes”, celebrou.
