Em Laranjeiras, moradores participam do Governo em Ação

23/10/2017 às

No último sábado (21), às 8h, a caravana do Governo em Ação, em Laranjeiras, levou serviços básicos e assistenciais para toda a população. Esta edição aconteceu no Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, e foi uma realização das Secretarias de Estado da Casa Civil e Inclusão Social, em parceria com diversos órgãos estaduais.

De acordo com o secretário da Inclusão Social, Zezinho Sobral, o foco de toda equipe é organizar uma programação bem definida, a partir do conhecimento prévio de cada comunidade, para atender aos anseios e as necessidades de todos que buscarão os serviços ofertados. “É nossa obrigação levar a cidadania à população carente e que não tem acesso a alguns serviços essenciais. Mais uma vez, o Governo em Ação será a oportunidade para que o cidadão possa adquirir um RG, uma certidão, fazer consultas médicas, verificar as taxas de glicemia e pressão alta, e até mesmo receber orientações de profissionais sobre seus direitos.  Esse projeto faz a diferença na vida do sergipano”, explica.  

Ainda segundo o secretário, além dos serviços gratuitos, a população de laranjeiras contará com palestras sobre os 11 anos da Lei Maria da Penha e a campanha Outubro Rosa, proferidas pela equipe da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres da Seidh; palestras sobre violência no trânsito, através dos profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Detran; e sobre os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Os laranjeirenses também participarão de ações como testes de glicemia, aferição de pressão, atividades esportivas, atendimento sobre cadastro único e Bolsa Família, testes para diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), educação previdenciária, atendimento do Banese Card, e muitos outros serviços”, ressalta Zezinho Sobral.

A equipe do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) também estará presente fazendo a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do cadastro, intermediação de mão de obra e informações sobre seguro-desemprego. Os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar (DSAN/Seidh), por sua vez, irão calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) da população com base nas medidas antropométricas, além de dar dicas de alimentação saudável e nutrição.

“A Seidh também levará para Laranjeiras a unidade ginecológica para fazer o atendimento preventivo das mulheres do município. Essa unidade foi totalmente revitalizada pela gestão e vai equipada para atender a quem mais precisa”, afirma Liliane Trindade, assessora técnica da Seidh.