
Em Malhador, conferência debate avanços na Saúde
Dezenas de pessoas participaram na última quarta-feira (15), da terceira edição da Conferência de Saúde de Malhador, distante 49 km de Aracaju. Organizada pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, a programação se iniciou às 8h, com as inscrições, no Centro Social São José, e se estendeu por todo o dia.
Além dos profissionais da área, membros dos conselhos municipais, secretários, vereadores e da sociedade civil organizada, estiveram presentes no evento para debater o tema “Avançar com Qualidade Sempre, Malhador Vida em Desenvolvimento”, a ex-secretária de Estado de Saúde, Drª. Joélia Silva Santos, e a assessora parlamentar, Terezinha Lima, ambas ministrantes de palestras.
Responsável pela abertura das atividades, a prefeita do município, Elayne de Dedé, destacou que a conferência é uma oportunidade para que todos possam somar esforços em prol de uma Saúde melhor. “Cada um é responsável pelo setor que temos e que queremos. Não adianta responsabilizar o governo ou a presidência, quando não fazemos a nossa parte”, lembrou a gestora.
Elayne ressaltou que o espaço é voltado para discussões e aberto a todos. “É preciso compreender, debater e multiplicar para que alcancemos um denominador comum. E esta conferência busca exatamente isso. Quando, por exemplo, fui secretária de Saúde de Itabaiana, lutei para implantar um Centro de Hemodiálise na cidade. Essa vitória só foi alcançada graças à união de várias pessoas. É assim que devemos ser”, salientou.
A gestora observou, também, que os profissionais que atuam na área devem ser cada vez mais humildes e prestativos. “Digo isso porque sei da capacidade e atendimento de cada um. Mas temos conhecimento de que, para ofertar serviços eficazes, é preciso sempre mais. Trabalhar com a Saúde Pública é apaixonante, desde que dediquemos amor ao que fazemos para cuidar do próximo. Dificuldades sempre surgem, mas devemos enfrentá-las e eu me somo a vocês nesta luta”, afirmou Elayne.
Logo após, foi realizada palestra com a Drª. Joélia Silva Santos, seguida de explanação da assessora e especialista em SUS, Terezinha Lima. Na sequência foram abertas as discussões sobre as propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde, realizada em breve, e antes de encerrar o evento, foram escolhidos os delegados que representarão o município na etapa estadual.
