Em São Cristóvão, Secretaria de Educação planeja cardápio nutricional para escolas
Próxima semana, a nutricionista da Secretaria, Andreia Magalhães, reúne diretores das unidades para traçar o planejamento alimentar. De acordo com ela, o diálogo é fundamental para entender as necessidades de casa escola e oferecer, diariamente, uma alimentação saudável e nutritiva aos 6.900 alunos da rede. “Nossa preocupação é ofertar uma alimentação de qualidade. Por isso, já vamos iniciar o planejamento para o ano letivo de 2018. O cardápio é pensado para priorizar o valor nutritivo dos alimentos e atender a rotina das escolas”, disse, informando que a SEMED cumpre a legislação nacional que determina que 30% dos recursos destinados à merenda sejam adquiridos da agricultura familiar.
“Ao adquirir alimentos da agricultura familiar, fomentamos a economia local e oferecemos produtos de melhor qualidade, mais frescos. Hoje, temos 13 fornecedores e oitos deles são da agricultura familiar”, relata. A nutricionista explica que a dispensação de produtos é feita semanalmente para evitar desperdício. “Fazemos um cardápio trabalhando com 100% de frequência e seguindo o censo escolar. Temos uma programação semanal para evitar acúmulo de estoque e para isso temos dispensação de produtos toda semana. Isso não impende que a equipe da escola use a criatividade. Enviamos o cardápio, mas a escola pode alterar de acordo com sua rotina e quantidade de produtos”, disse. O atual cardápio contém 42 itens entre frutas, cereais, hortaliças (legumes e verduras), raízes, laticínios, leguminosas e carnes.
Com 40 unidades de ensino e 6.900 alunos divididos em ensino infantil, fundamental menor e maior e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação custeia a merenda escolar da rede porque o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) bloqueou os repasses após problemas nas prestações de contas de gestões anteriores.
“Operamos com a oferta da prefeitura. Estamos há sete meses sem receber recursos do FNDE. Fizemos o processo licitatório assim que assumimos e hoje temos 33,9% dos fornecedores da agricultura familiar. Queremos ampliar esse quadro e estamos fazendo capacitações de rotulagem e junto ao SEBRAE para que o agricultor siga as determinações do FNDE. Para acompanhar o bom funcionamento da oferta de alimentação na rede, a Secretaria está implantando a fiscalização da merenda. É um dos projetos para o próximo ano, junto com a fiscalização do transporte escolar. Sobre a reportagem que relata problemas no armazenamento de alimentos em uma escola municipal, vamos averiguar o que aconteceu e tomar as medidas necessárias”, afirmou a secretária municipal de Educação, Andreia Hermínia de Aguiar Oliveira.











