EMPREENDEDORIMOS FORTE
O município de Itabaiana é um importante polo do empreendedorismo sergipano, que contribui – e muito – para o desenvolvimento do Estado. E esse cenário pode melhorar ainda mais. Isso porque o prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho, recebeu ontem (07) o presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), George Trindade, que foi apresentar ao gestor o Sistema Agiliza.
A nova e importante ferramenta faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos Estaduais e municipais, visando à participação em processos de abertura, alteração e baixa de empresas, disponibilizando-os na rede mundial de informações. Com a vista do presidente da Jucese, a prefeitura viabilizou uma parceria visando facilitar o processo de abertura de novas empresas, com a desburocratização.
Atualmente, para se abrir uma empresa é necessário que o futuro empresário percorra pelo menos quatro passos essenciais: Liberação de alvará pelo município, criação do CNPJ na junta Comercial, além de passar pela Receita Federal e Secretaria da Fazenda do estado de origem. A partir da implantação do sistema Agiliza, todos esses procedimentos poderão ser realizados em um único setor, economizando tempo e evitando constrangimentos.
Após a apresentação do novo sistema, ficou definido que o município irá efetivar essa parceria, melhorando a relação consideravelmente do trabalho da Secretaria da Fazenda do município e, consequentemente, facilitando a vida dos atuais e futuros empresários da Região. O prefeito Valmir de Francisquinho agradeceu a visita do presidente George Trindade e fez questão de destacar a atuação dele à frente da Junta. Por fim, ele autorizou à parceria para implantação do Agiliza em Itabaiana.
Participaram também da reunião, o secretário da Indústria e Comércio do município, José Américo Bispo; a Secretária da Fazenda, Valdirene; o secretário de Comunicação, Carlos Ferreira; e o presidente da CDL de Itabaiana, Jamisson Ferreira; além de outros assessores do município.
ÁGUA EM SIRIRIZINHO I
O prefeito de Rosário, Laércio Passos, esteve na rádio Ouro Negro no início da tarde de ontem (07) e explanou depoimento sobre o abastecimento de Siririzinho, povoado dividido entre Rosário e Siriri. Segundo o gestor, é importante uma audiência pública entre os municípios de Rosário e Siriri, com a presença dos vereadores e a imprensa para resolver isso. Todo o processo do tratamento da água que era do lado de Rosário já foi resolvido, portanto é preciso a autorização do prefeito de Siriri para fazer o projeto da água do lado do Rio Siriri, já que o rio corresponde ao lado de lá.
ÁGUA EM SIRIRIZINHO II
A Câmara de Rosário botou no orçamento o valor de mais de 400 mil reais para esta obra. O prefeito de Siriri está esperando uma resposta da Deso, para que a empresa possa assumir o abastecimento de Siriri e Siririzinho. Independente disso, a Prefeitura de Rosário só pode executar algo com a autorização do prefeito de Siriri, pois é preciso desse aval para fazer o projeto no solo, para só depois licitar e executar a obra.











