Energisa Sergipe solicita renovação de concessão de distribuição de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nessa segunda-feira, 31, que recebeu os pedidos de renovação de concessão de 19 distribuidoras de energia elétrica que tem contratos de concessão com encerramento previsto entre 2025 e 2031. Entre essas empresas, está a Energisa Sergipe, cuja concessão atual expira em dezembro de 2027.
Com o pedido formalizado, a ANEEL terá um prazo de 60 dias para avaliar o cumprimento dos indicadores técnicos e econômico-financeiros das empresas e encaminhar suas conclusões ao Ministério de Minas e Energia (MME). A renovação das concessões está condicionada ao atendimento de critérios que incluem a sustentabilidade econômica e a satisfação dos consumidores. Caso haja descumprimento das exigências, as distribuidoras podem enfrentar sanções.
Além disso, as concessionárias que assinarem novos contratos poderão propor tarifas diferenciadas para áreas de maior complexidade no combate à inadimplência e perdas não técnicas de energia, como furtos e fraudes. A nova modelagem tarifária deverá observar princípios como eficiência, transparência, participação social e previsibilidade, buscando equilibrar a qualidade dos serviços prestados e a modicidade tarifária para os consumidores.
No estado há cerca de 27 anos, a Energisa Sergipe atende mais de 855 mil clientes, divididos em 63 municípios.
Da redação Sergipe em Foco com informações ANEEL
