Equipe do SCFV de Pacatuba se classifica para final do 3º Encontro Artístico e Cultural
Promover a integração social das crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pacatuba, distante 116 km de Aracaju. Foi com essa finalidade que a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, somou esforços para participar do 3º Encontro Artístico e Cultural do serviço, promovido pela Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
As crianças e adolescentes da cidade marcaram presença na quarta e última etapa classificatória, ocorrida na cidade de Capela, concorrendo na categoria dança e disputando as primeiras colocações com outros participantes dos SCFV dos municípios localizados no Baixo São Francisco. Com o tema central “Circo”, os integrantes do Serviço de Convivência de Pacatuba abordaram o subtema “A Boneca e a Caixa Mágica”, executando coreografias bem marcadas e arrancando aplausos do público presente.
“A apresentação contou a história de meninas que estão tristes, circulando por um lugar, quando encontram uma caixa contendo uma boneca dentro. Ao mexer com o brinquedo, elas descobrem que ele é mágico e, no mesmo instante, o desperta. Todo esse enredo foi contado com encenação, música, e com as meninas do SCFV caracterizadas. Uma apresentação muito bonita e criativa que agradou a todo o público”, lembrou Faustilene Melo, secretária de Assistência de Pacatuba.
Faustilene destacou que o espetáculo elaborado pelos participantes é fruto das atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência, por meio de oficinas de dança, música e interpretação, mediadas pelos instrutores do programa. “É um trabalho contínuo e a preparação não ocorreu apenas à participação no encontro, mas constantemente. Buscamos inseri-los nestes eventos para que eles se mantenham conectados e não percam o interesse pelas oficinas”, explicou, continuando.
“É importante lembrar que estas meninas também fazem parte do corpo coreográfico da Banda Marcial São Félix de Cantalício, cujos músicos também são do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Com a ajuda dos oficineiros temos alcançado resultados muito satisfatórios com esses meninos, cuja faixa etária compreende de 6 e 18 anos. E nossa maior recompensa tem sido a dedicação a qual eles atuam em todas as oficinas ”, salientou a secretária.
Classificação – Com tanto empenho e uma apresentação impecável na seletiva de Capela, o que não faltou foram motivos para que os integrantes do SCFV de Pacatuba se classificassem para a etapa final, que ocorrerá nesta quarta-feira, 29, no Teatro Atheneu. Agradando aos jurados, os representantes do município garantiram a segunda colocação e a vaga na grande final. “Em Capela se classificaram Pacatuba e Aquidabã. Agora vamos a final e tentaremos manter a qualidade do espetáculo, assegurando uma das premiações para o Serviço de Convivência. No mais, o que realmente queremos é estimular a participação social deste público no seu processo de cidadania ativa”, concluiu Faustilene.
Sempre presente nas ações desenvolvidas pelas Secretarias, a primeira dama de Pacatuba, Iara Martins, fez questão de acompanhar os integrantes do SCFV no 3º Encontro Artístico e Cultura. Orgulhosa dos representantes da cidade, ela parabenizou a equipe responsável pelas crianças e os assistidos. “Mais uma vez profissionais e integrantes mostraram que, tudo o que é feito com carinho e dedicação, alcança êxito. Eles fizeram muito bonito. Foi um verdadeiro espetáculo. Não é a toa que garantiram a classificação”, celebrou Iara.
