Escolas de Laranjeiras ganham reformas e ampliações
Um dos principais compromissos da atual gestão com a população é a educação. Já foram quatro escolas melhoradas e ampliadas entregues, e oito já estão em fase de conclusão. São unidades de ensino que ficam na sede e povoados do município. Entre os serviços executados com recursos próprios estão a construção de novas salas de aula, auditório, cantinas com refeitório, banheiros e rampas para atender as pessoas com deficiência, ampliações nos pátios cobertos, parque infantil, construção e/ou reforma de muro, conforme a necessidade de cada estabelecimento, assentamento de piso e revestimento nas salas de aula, além de toda a revisão elétrica, hidráulica e de cobertura nos prédios.
O prefeito José de Araújo Neto, o “Juca de Bala” (PMDB), destaca que as reformas são uma iniciativa de tornar a educação atrativa para os alunos. “O nosso principal objetivo é fazer com que os alunos sintam orgulho da escola que estudam, que queiram e sintam gosto de estudar em um ambiente atrativo para eles. É um compromisso que firmamos com a comunidade e cumprimos. As escolas ganharam importantes reformas e ampliações. O que queremos agora é que a comunidade conserve”, disse o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Educação, Geraldo Vieira, estes estabelecimentos careciam de um trabalho como esse. “Há mais de 30 anos que vinham acontecendo apenas pequenos reparos, revisões elétricas, hidráulicas e serviço de carpintaria. Então a partir do governo Juca, houve esse compromisso de fazer uma reforma modificando toda essa estrutura física, para um melhor atendimento à comunidade escolar, incluindo também professores e funcionários”, destacou.
Geraldo explica que as reformas e ampliações de escolas dão melhor qualidade no ensino. “Colocando refeitórios, ampliando salas de aula, colocamos revestimento, piso de alta resistência e outras melhorias, para que pudéssemos melhor atender dentro desse critério. Ou seja, o objetivo maior do prefeito foi fazer com que essas escolas fossem mais atrativas para todos que as frequentam”, conta o secretário.
“O mais importante é manter essa escola para que ela não fique deteriorada. As pessoas pensam que porque é público pode quebrar as descargas, quebrar os banheiros, levar uma torneira. Então, o mais importante depois de toda essa reforma é o processo de manutenção dessas unidades escolares. Unidades essas que são antigas”, disse Geraldo, acrescentando que a população precisa ter consciência e preservar o patrimônio público.
Ele enfatiza, ainda, a importância dessas obras para contribuição na educação do município. “Essas reformas contribuem muito para a educação, para um melhor aprimoramento nas aprendizagens. Os alunos sentem mais prazer de estarem na escola, dentro desse processo de reforma e estrutura de escolas. Além disso, investimos em outras ações importantes, como o fornecimento de uma alimentação escolar de qualidade e nutritiva, onde se tem agora uma cozinha mais adequada. Tudo isso contribui para que o aluno tenha gosto. Laranjeiras também investiu na aquisição de 600 carteiras, compostas por cadeira e birô”, conclui Geraldo.











