ESTADO FALIDO
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) criticou ontem na tribuna a atual situação administrativa de Sergipe. Ele lembrou que, ainda durante a campanha, alertou a população sobre o caos financeiro que o Estado vinha passando, inclusive com uma dívida que já ultrapassa os R$ 5 milhões. O líder do PSC no Senado falou sobre os empréstimos que o governo fez, a exemplo do Proredes e Proinveste, com a justificativa de que reverteria o recurso em serviços para a população.
“No entanto, até hoje várias destas obras não saíram do papel ou sequer foi concluídas. Foram dadas apenas inócuas ordens de serviço com objetivos eleitoreiros”, criticou Amorim. O parlamentar comentou ainda que o Estado pretende fazer outro empréstimo, associando uma nova operação financeira à antecipação os royalties pelo Estado junto ao Banco do Brasil, o que deixa claro a desorganização desta gestão.
“Sergipe está herdando de si mesmo um Estado falido. Não é por acaso que ultrapassou o limite máximo de 49% da receita corrente líquida nos gastos com o funcionalismo público”, informou. Para ele, a situação mostra a falta de planejamento e o desrespeito com o erário público nos últimos oito anos. “Sergipe passou a estourar o limite máximo nos últimos anos”.
Por último, Eduardo Amorim lamentou que tantas pessoas estejam perdendo seus cargos sem critério algum, as vésperas do natal e dos festejos de fim de ano. “Depois de usar desses funcionários durante a eleição, obrigando-os a fazerem campanha em apoio à candidatura de Jackson Barreto, o governo os dispensa. É um estelionato eleitoral sofrido pelos sergipanos”, concluiu.
NOTAS
BALNEÁRIO DE ROSÁRIO
Na última segunda feira, 08 de dezembro, foi dado início à reforma do Balneário de Rosário, que está sendo totalmente revitalizado tanto para as comemorações de fim de ano quanto para a população se divertir e se refrescar no verão que promete ser um dos mais quentes dos últimos anos. Com recursos próprios da Secretaria Municipal da Infraestrutura, a reforma abrangerá a pintura de todo o parque aquático, caldeiraria, substituição de alambrados, grades, escadas dos tobogãs e redes de proteção das piscinas, limpeza e pintura das piscinas, revisão elétrica da bomba e iluminação, substituição de portas danificadas e revisão hidráulica.
COMPROMISSO
Prefeitura de Areia Branca honra compromisso com os mais de 600 servidores e paga o décimo terceiro salário. Com esta iniciativa, o município aparece entre os poucos do país, que conseguem fechar a folha de pagamento em dia em tempos de crise econômica.
PRIORIDADE
O deputado Valadares Filho (PSB-SE) defendeu, no Plenário da Câmara, a conclusão urgente da votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 434, de 2014, que garante a aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez. “Essa matéria deve ser votada o mais rápido possível, pois corrige uma distorção que vem desde a reforma da previdência”, argumentou. A proposta foi aprovada em primeiro turno. Para concluir a tramitação, terá ainda que ser votada em segundo turno na Câmara, depois, seguirá para apreciação do Senado. Se entrar em vigor, a medida beneficiará servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.













