
Estudantes da rede pública de Aracaju apresentam melhora no desempenho escolar após receberem óculos do Projeto Visão Solidária

Na rede pública de Aracaju, os resultados positivos das ações do Projeto Visão Solidária começam a ser evidenciados. No mês de junho, cerca de 40 alunos de escolas municipais receberam óculos de grau por meio da iniciativa. Isso foi possível graças à parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia.
Segundo professores da rede, ter dificuldades para enxergar não é mais um obstáculo para o aprendizado das crianças que foram contempladas. Das consultas com oftalmologistas aos óculos de grau, o projeto garantiu tudo sem custos para as famílias dos estudantes.
Meirielle Castro é coordenadora pedagógica da EMEF Sabino Ribeiro, no 18 do Forte. Erick Santos e Enzo Gabriel, ambos do 2º ano, participaram da iniciativa. A coordenadora destaca a amplitude do projeto, que engloba diversas necessidades dos estudantes. Além de disponibilizar um acessório que muitas vezes foge do alcance financeiro dos pais dos alunos, também demonstra preocupação com a saúde dos estudantes.
Segundo Meirielle, os meninos sofriam com frequência com dores de cabeça por conta dos problemas de visão. “Tínhamos que ligar constantemente para a família deles, para irem para casa por causa das dores, principalmente, Erick, que tem astigmatismo”, relatou a professora.
Com o uso dos óculos, esses problemas cessaram, e os meninos progrediram no desenvolvimento das habilidades necessárias para o ano em que estudam. “É notória a melhoria do desempenho dos meninos. Eles tinham dificuldades para entender as palavras, os textos e avançar. Agora, com os óculos e o uso constante, eles têm ultrapassado esses desafios. Com certeza, outros bons resultados virão”, disse.
Conforme a professora, Joseilde dos Anjos, o Projeto Visão Solidária transformou o dia a dia dessas crianças em sala de aula. “Melhorou muito a aprendizagem, a questão da leitura, e também a escrita”, constatou.
Feliz por ter ganhado os óculos, o que o ajudou muito para o desenvolvimento de suas tarefas escolares, Erick Richard, de 7 anos, disse que foi um presente muito bom. “Eu gostei muito. Eu posso usar para enxergar melhor, consigo ler e ver o que a professora passa, não preciso mais ficar forçando”, contou Erick Santos.
Fonte: PMA
