Falta de atendimento médico no hospital chama atenção de vereadores de Rosário

Problemas relacionados ao atendimento médico na Clínica de Saúde Dr. Edélzio Vieira de Melo (Unidade de Pronto Atendimento), que também é conhecida como hospital da comunidade, levaram aos vereadores de Rosário do Catete a reservar boa parte da sessão da segunda-feira (31) para debater sobre o assunto. Os parlamentares também falaram do destaque que o time de futebol Independente teve em um campeonato intermunicipal de clubes de futebol.
O primeiro a subir na noite foi o vereador Adelmo Menezes (PSB), que fez questão de falar das constantes faltas de médicos que cobrem os plantões do hospital da comunidade. De acordo com ele, populares relatam que desde sábado (29), a unidade está sem médico. Além disso, há mais de três meses que a Prefeitura está sem pagar aos profissionais que trabalham no local. De acordo com o parlamentar, a administração municipal também está sem pagar outras empresas que prestam serviço ao município, o que vem trazendo grandes transtornos às famílias da comunidade. “Bito” pede mais ênfase tanto do prefeito Laércio Passos, como da secretária de Saúde, Edilênia. O vereador também citou a situação das bandas de música que estão há três meses sem receber. Também pediu à líder da situação providências sobre a situação das obras da rodoviária, que também estão paralisadas.
O vereador Murilo Meneses (PSC) pediu aos mototaxistas de Rosário do Catete que moldem o Projeto de Lei, que eles querem que seja implementado, de acordo com as condições legais determinadas pela Lei, para que assim seja aprovado pela Câmara e depois seja sancionado pelo executivo municipal. O parlamentar ressaltou que apesar dos problemas, a comunidade tem que reconhecer a importância do hospital da cidade, local este que muitos municípios almejam e ainda não têm. O parlamentar também afirmou que o prefeito pretende reformar o centro de fisioterapia da cidade para facilitar o atendimento dos cidadãos que precisam do serviço.
O representante da comunidade de Siririzinho, Anderson dos Santos (PP), mais uma vez chamou a atenção para violência que rodeia o povoado, algo que vem incomodando a população. Também alertou a todos para questão do orçamento municipal, que é alto e a Prefeitura não precisava está enfrentando tais problemas, até mesmo por possuir, apenas, um povoado. Perguntou por que o prefeito não acaba as obras que começou, antes de começar outras e afirmou que em Siririzinho a segurança, abastecimento d’água e outros serviços não funcionam corretamente, assim como o pagamento do Programa de Inclusão Social (PIS). Terminou seu discurso contradizendo as afirmações da gestão municipal, destacando que a arrecadação de Rosário do Catete e bem maior que outros municípios e mesmo assim, a comunidade enfrenta muitos problemas por causa de uma má administração.
Independente
O vereador Delson Leão (PSB) parabenizou o time Independente e outros locais pela participação em um campeonato intermunicipal da região. O parlamentar também fez questão de chamar atenção da administração municipal para as faltas constantes de médicos nos postos de saúde locais e no hospital da comunidade. Afirmou que é preciso melhorar o serviço e que a população vem sentindo o descaso por parte da gestão do prefeito Laércio Passos. Delson diz aguardar informações por parte da Secretaria de Saúde dos problemas que estão assolando o município.
Everton Oliveira (PT) aproveitou o ensejo do colega e também destacou a participação dos clubes de futebol do município em participar da competição intermunicipal. Apesar de ser representante da situação, acolheu as afirmações passadas pela bancada de oposição com relação aos problemas relacionados aos serviços de saúde oferecidos pelo município. O vereador afirmou que mesmo com as críticas a atual gestão, é preciso aceitar a realidade e escolha do povo pelo prefeito Laércio Passos, que vem tentando colocar o município nos eixos, apesar das dificuldades.
Projetos de Lei
O primeiro secretário Antônio Teles (PDT) destacou o projeto que será votado nós próximos dias referente a investimento na Fazenda Comunitária, algo que reforçará e facilitará a intermediação de produtores rurais com investidores, através de financiamentos rurais. Afirmou também que estará presente para a votação do projeto do mototaxis e espera que a gestão municipal realize logo o sonho da população em ver o Centro de Fisioterapia funcionando. O parlamentar retrucou as afirmações do vereador Everton Oliveira e disse que é preciso mais atenção por parte da gestão municipal com a triste realidade em que se encontra o município.
O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), reforçou os argumento dos colegas parlamentar e afirmou que vai providenciar um ofício solicitando a presença e esclarecimentos por parte da gestão do hospital com relação as constantes falta de médicos na unidade hospitalar. O vereador cobrou da Prefeitura esclarecimentos sobre os atrasos que vem cometendo, inclusive com o próprio hospital, e diga quando vai resolver a situação. “Helhinho” espera colocar em votação, nos próximos dias, os projetos pendentes e voltou a criticar a postura do prefeito Laércio Passos em apresentar projetos com falhas para Câmara. O vereador deixou claro que os Projetos de Lei que chegam, só serão votados com a devida análise para que futuros problemas não aconteçam.
