FAMES promove seminário sobre gestão pública com Takashi Yamauchi
Aconteceu na tarde da última sexta-feira (3), em Aracaju, o seminário ‘Ferramenta de Gestão para Administração Pública’, com Takashi Yamauchi. O objetivo foi orientar gestores municipais a procurar caminhos para enfrentar a crise financeira que atormenta todo o setor público nacional. O evento foi promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e contou com a colaboração da prefeita de Canhoba, Elinalda Pereira Santos do Bomfim, “Naldinha da Farmácia”.
O professor Takashi Yamauchi vem fazendo uma série de visitas a vários estados brasileiros e chegou a Aracaju, através de um convite feito pela prefeita de Canhoba. “Sempre estive à disposição para ajudar a nossa Federação, assim como aos demais parceiros. Passamos por sérios problemas no setor público e por isso é importante trazer pessoas experientes para que possamos conversar e procurar soluções que estejam ao nosso alcance”, observa a gestora.
Naldinha da Farmácia cita como exemplo a situação de seu município, que apesar de possuir comércio formal, não vem arrecadando certos tributos, como o ICMS. “São poucos comerciantes, mas estão ali presentes. Seria mais uma forma de renda para a prefeitura administrar suas contas. É preciso que os gestores e a população contribuam para mudarmos esse quadro”, avalia a prefeita.
Participação
“Estou aqui com o intuito de ajudar. Mas para que isso aconteça é preciso a participação recíproca de quem quer ser ajudado. O município envolvido deve formar núcleos de pessoas que queiram trazer o desenvolvimento. Represento uma associação que tem a experiência de trabalhar com instituições privadas e que está partindo para o ramo público com o único e exclusivo interesse de ajudar”, afirmou Takashi.
De acordo com o palestrante, a base do seu trabalho visa buscar formas de gestão alternativa e democrática para promoção do desenvolvimento econômico, social e captação de recursos de renúncia e incentivo fiscal. “Tudo que apresento é comprovado historicamente, como demonstra a situação de países que passaram por graves crises financeiras nos momentos pós-guerra e conseguiram superar seus problemas, como foi o caso da Alemanha”, explicou.
O evento contou com vários participantes, entre eles o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Simão Dias, João Pinto, que falou sobre a iniciativa da FAMES. “Só tenho a parabenizar os organizadores, em especial, a prefeita Naldinha de Farmácia que trouxe o professor Takashi mais uma vez para dar orientações sobre esses problemas que vivenciamos nos dias de hoje. O ano passado aconteceu uma palestra parecida e essa veio para complementar as informações”, destacou.











