Feirantes transformam cenário do mercado em Socorro

25/08/2014 às

Além das frutas e verduras que dão cores ao cenário de uma feira, em Nossa Senhora do Socorro o destaque também está nas 350 bancas que compõem o espaço. Localizada na avenida Coletora, dentro do Centro de Abastecimento José do Prado Franco, a feira livre dos domingos está com um layout novo e numa versão melhorada.

 

De acordo com Silvania Oliveira Santos Silva, diretora do Centro administrado pela Prefeitura de Socorro, diante da situação das bancas antigas, os feirantes sentiram a necessidade de contribuir com a administração municipal. “Nós iríamos retirar as bancas para uma reforma e começamos comunicar a medida aos feirantes. Com as bancas fora das feiras, eles iriam ter que vender os produtos de outra forma, com uma alternativa”, diz.

 

Foi durante o aviso que a administração de Socorro recebeu o apoio necessário dos feirantes. “Fomos surpreendidos com a atitude deles que pediram para participar de forma voluntária de todo o procedimento de reforma das bancas, desde a soldagem até a arrumação no espaço”, comenta Silvania acrescentando que o serviço não causou ônus para Prefeitura. Ainda para a diretora, a iniciativa dos feirantes só comprovou o tipo de administração atual: participativa e popular.

 

Para o feirante José Severino Moura, atuando nesta categoria há mais de 45 anos, a ideia de melhorar e ajudar na reforma surgiu da necessidade de continuar trabalhando com a banca. “Todo mundo quer o local de trabalho bonito. Quem não gosta de ter uma casa melhor, pintada e bem arrumada, não é verdade? Ficamos engajados em fazer a reforma e aguardo ansioso para começar a vender neste próximo domingo”, conta.

 

A feira livre acontece todos os domingos, a partir das 5h, e nesse próximo domingo, 24, será a primeira após a reforma das bancas. “Tenho esperança de atrair mais clientes com a banca nova”, analisa Moura que vende lanches na feira.

 

Projeto Feira Legal

 

Conforme registra Silvania, a feira do Centro de abastecimento de Socorro surgiu com o apoio do Governo Federal a cerca de três anos e meio por meio do Projeto Feira Legal. “Foram fornecidas as bancas para a implementação da feira e de lá pra cá continuamos com elas. Para manter a estrutura, combinamos com os feirantes uma parceria de manutenção a cada seis meses”, explica.