Filhote da baleia jubarte é encontrado morto em praia sergipana
Foi encontrada na manhã dessa última quarta-feira (09) um filhote de baleia jubarte encalhado e morto na Praia do Coqueirinho, localidade situada no povoado Caueira, em Itaporanga D’Ajuda. Com o nome científico Megaptera novaeangliae, a espécie encontrada tem cerca de 4,11 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1 tonelada.
De acordo com biólogos do Projeto de Monitoramento das Praias (PMP-SEAL), o animal ainda era um recém-nascido e possivelmente se perdeu da mãe. Os profissionais informaram que esses animais, durante esta fase e ainda pequenos, são muitos dependentes e podem encalhar e se afogar, caso percam o contato materno.
A equipe do PMP-SEAL detectou, durante exame necroscópico, que houve uma alteração de coloração congesta nos órgãos, decorrente da posição do animal e da falta de circulação sanguínea. Também foram observadas alterações nos pulmões, o que pode comprovar morte por afogamento.
Conhecida também como baleia-corcunda, baleia-cantora, baleia-corcova, baleia-de-corcova, baleia-de-bossas, baleia-preta ou baleia-xibarte, a espécie é um mamífero marinho presente na maioria dos oceanos, onde chegam a migrar mais de 25 mil quilômetros a cada ano das áreas de alimentação para as de reprodução.
A causa da morte será confirmada após os resultados dos exames e equipes da Prefeitura Municipal de Itaporanga ficaram responsáveis pela destinação da carcaça.
Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos, e tartarugas marinhas em atividade reprodutiva, entre em contato pelos telefones 0800 079 3434 ou (79) 99683-1971.
Com informações dos portais Infonet e G1
