Fiscalização eletrônica vai voltar às ruas de Aracaju
Até o final do mês de março, se nada der errado, os aracajuanos vão voltar a conviver com a fiscalização eletrônica nas ruas da cidade – lombada eletrônica, avanço de sinal e velocidade, e os que registram excesso de velocidade –, como informou o assessor de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito da capital (SMTT), Flávio Vasconcelos. Mas essa estimativa pode ser modificada, caso os equipamentos para teste que já estão sendo instalados em três pontos da cidade não sejam aprovados, ou seja, não atenda o que está determinado no edital.
Foi colocada uma lombada eletrônica na Avenida Maranhão, quase em frente à Unidade de Saúde Nestor Piva; um aparelho que registra excesso de velocidade está na Avenida Beira Mar, nas proximidades do Parque dos Cajueiros; e o terceiro para detectar avanço de sinal e de velocidade, no cruzamento das Avenidas Beira Mar e Francisco Porto. De acordo com as explicações de Flávio Vasconcelos, em cada um desses locais foi colocado um modelo diferente de equipamento atendendo à necessidade da via. Eles estarão funcionando por 15 dias, mas como estão em fase de teste não estarão registrando multas.
“Essa atividade é ainda uma das fases do edital, processo que vem acontecendo há cerca de um ano e meio. O próximo passo, caso os equipamentos sejam aprovados, será a de declaração e homologação da empresa como vencedora do certame, para então ela ter um novo prazo de instalação dos equipamentos”, explicou Vasconcelos. Ele não soube informar quantos serão colocados na cidade, quantidade que, segundo ele, estará ligada a um minucioso levantamento feito pela SMTT sobre os pontos críticos das vias, ou seja, os locais onde estão sendo registrados altos índices de acidentes – como colisões e atropelamentos –, de desrespeito à velocidade máxima permitida e à faixa de pedestres.
Ainda de acordo com o assessor de Comunicação da SMTT/Aracaju, quando um determinado ponto, após a colocação do equipamento eletrônico, estiver apresentando o resultado desejado é muito provável que haja redirecionamento do equipamento para outro local que ainda esteja com resultados negativos. “Infelizmente temos percebido o quanto a maior parte dos condutores de Aracaju é indisciplinada e desobedece as regras de trânsito de todas as maneiras. Com certeza a volta dos radares e lombadas vai modificar essa realidade”, disse Flávio Vasconcelos.
Um dos pontos que sempre foi tema de discussão quando da existência dessa fiscalização era sobre o avanço de sinal vermelho no período da noite e da madrugada. Desta vez, de acordo com o assessor de Comunicação da SMTT, esse assunto já foi discutido e o órgão municipal de trânsito vai estipular o horário em que será permitido “furar” o sinal vermelho. Mas atenção: avançar o sinal durante a madrugada não dá ao condutor o direito de exceder a velocidade estipulada para a via, portanto, se isso acontecer haverá a aplicação de multa. Outro alerta: o motorista deve respeitar a velocidade máxima inclusive com o sinal estando verde, portanto, não adianta “correr” para conseguir cruzar o semáforo no tempo permitido, porque isso poderá sim pesar no bolso do condutor.













