Foliões do Bloco Gargamel mostram sua força em Amparo de São Francisco

09/02/2026 às 17:25:13
Foto: Divulgação

O ano era de 2023 e um agrupamento político, naquele momento, queria atingir diretamente a integridade de um candidato que surgia como um forte nome para derrubar a atual gestão do poder. Foi daí que inventaram o apelido de “Gargamel”, em alusão a aparência do desenho animado, e Marcos Sandes se tornou prefeito de Amparo de São Francisco. A ação articulada por adversários políticos saiu pela culatra e o, então, candidato se aproveitou de tal derrocada para triunfar pelas ruas da cidade com um bloco que vem ganhando grandes proporções no carnaval do Baixo São Francisco.  

O Bloco Gargamel surgiu oficialmente em 2025, com a participação de apoiadores do atual prefeito e este ano vem para alegrar e movimentar ainda mais a pequena comunidade de Amparo de São Francisco. “Aquilo que era para ter se transformado em algum ruim, com ironia e provocação, virou alegria e chamou a atenção das pessoas, que perceberam que o momento poderia virar uma boa diversão e, assim, aconteceu”, relembra o prefeito Marcos Sandes, fundador do Bloco. 

No mesmo ano de sua fundação, o Bloco Gargamel foi as ruas da cidade de uma forma organizada, envolvendo moradores e visitantes, e fazendo uma grande festa que saiu pelas ruas de Amparo com muita diversão e alegria, mantendo viva as verdadeiras tradições da festa momesca. Atualmente, a sua realização dá visibilidade à localidade, levando o nome de Amparo de São Francisco a todo o Estado de Sergipe.  

O Bloco Gargamel sai no próximo domingo, dia 15, às 15h, sendo seu ponto de concentração em frente à Clínica de Saúde da Família da cidade. “O bloco não representa, apenas, a cultura carnavalesca local, mas também demonstra como a política pode ser reinterpretada de maneira leve e bem-humorada. O Gargamel aproxima a população da cultura regional, promove integração social e fortalece a identidade comunitária, transformando uma provocação em celebração”, comemora o morador da cidade e folião Diogo Oliveira.