Fórum da Educação realiza a 5ª Conferência Intermunicipal da Grande Aracaju

19/05/2015 às
Foto: Janaína Santos/SEED

"Este é um momento muito feliz e importante para a educação em Sergipe".  Com essas palavras, Ana Lúcia Muricy abriu a 5ª Conferência Intermunicipal do Território da Grande Aracaju, evento realizado pelo Fórum Estadual de Educação (FEE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e secretarias municipais de Educação da região metropolitana de Aracaju.

 

O ato aconteceu no teatro Atheneu na noite da última segunda-feira, 18, reunindo delegados do FEE, educadores, estudantes e diversos segmentos da sociedade civil.  

 

Ana Lúcia Muricy, presidente do FEE, explicou que a conferência tem por finalidade reunir segmentos educacionais e da sociedade civil para discussão do documento-base do Plano Estadual de Educação (PEE).

 

"Todos vão poder propor emendas ao documento-base que serão analisadas e sistematizadas pelo Fórum. O documento segue para o Conselho Estadual de Educação, se aprovado, é encaminhado para o Governador do Estado, que posteriormente o envia para a Assembléia Legislativa", explicou Ana Lúcia.

 

Ela acrescentou que a Conferência Intermunicipal do FEE está acontecendo simultaneamente na cidade de Estância, envolvendo municípios do Território Sul sergipano. Concluída a etapa das conferências, acontecerá uma reunião plenária para apreciação e deliberação de todas as questões que foram discutidas.

 

A professora Maria Lúcia de Góes, que comanda a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), salientou a importância das Conferências que ocorrem em todo o estado. "Com esses debates, todos sairão ganhando, sobretudo o estudante, a maior razão para a construção do PEE, que consiste em uma política educacional para os próximos dez anos, envolvendo todos os segmentos da sociedade e visa alavancar o ensino básico em Sergipe e no Brasil, garantindo à sociedade uma educação de melhor qualidade", destacou a diretora da DEA.

 

Essa também foi a opinião da professora Doralice Alfano, secretária de Educação de Itaporanga d'Ajuda.  "Para oferecer um ensino de boa qualidade e transformador, necessitamos de metas e estratégias para alcançar tal êxito. Essa conferência dá subsídios para que as secretarias municipais de educação de todos os municípios realizem suas conferências e elaboram seus planos municipais em consonância com os Planos Estadual e Federal. Nos dias 21 e 22 de maio realizaremos a Conferência de Itaporanga", anuncia a secretária.

 

Os trabalhos da 5ª Conferência Intermunicipal do Território da Grande Aracaju prosseguem nesta terça-feira, 19, com a realização de 20 oficinas temáticas que darão subsídios aos delegados para a elaboração do PEE. Acontece no Teatro Atheneu, a partir das 16h, a reunião plenária para apreciação e deliberação de todos os temas e sugestões que foram discutidos durante as Conferências.

 

Presenças

 

Marcaram presença na 5ª Conferência Intermunicipal do Território da Grande Aracaju: o professor Everaldo Fontes, diretor da DRE 8; José Joaquim Macedo, presidente do CEE; Reni Silva Damasceno, representando a Fenem; Ângela Maria Melo, presidente do Sintese; Jan Victor Santos, presidente da Uses; além de professores, alunos e representantes dos demais segmentos da sociedade civil.