Fundação Restaurar e CRF se unem e proporcionam capacitação aos profissionais do SUAS
Ciente da importância da qualificação permanente dos profissionais que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Fundação Restaurar em parceria com a CRF concultoria, realizou na última quarta-feira, 28, uma formação destinadas ao público da Assistência Social e Psicologia. Os municípios parceiros na formação é composto por Laranjeiras, Simão Dias e Tobias Barreto.
O encontro que aconteceu no auditório do Aquarius, na Atalaia, contou com a participação de cerca de 30 profissionais. “A CRF está promovendo em parceria com a Fundação Restaurar uma capacitação para equipes técnicas dos Serviços de Proteção Básica, em especial ao público de assistência social. Tivemos um dia com uma troca de experiência entre municípios, tivemos uma análise do histórico da política de assistência social e entendemos um pouco do momento histórico que estamos vivendo e como a política de assistência social está inserida nesse processo todo”, explica o palestrande e cosultor do SUAS, Valdiosmar Vieira.
Ele ainda completa “essa ação vai fazer a gente refletir o nosso papel transformador na sociedade, pois não podemos achar que somos apenas técnicos, muito pelo contrário. O profissional do SUAS sabe que sua atuação vai para além desse atuação, é uma atuação transformadora”, conclui Valdiosmar.
Importância
Para a assistente social Norma Alcantara, a capacitação é a hora do profissional aprender na teoria para ter uma aplicabilidade diária com os pessoas. “É de extrema importância a gente como trabalhadoras do SUAS participar dessas capacitações por ser um aprimoramento profissional para que nós possamos buscar conhecimentos na teoria e aplicá-las na prática. Trouxemos cinco profissionais de Tobias Barreto e buscamos conhecimento, para que a gente possa estar levando um melhor atendimento para o usuários e aos técnicos que referencia a instituição”, comenta.
Vindo da cidade de Laranjeiras a assistente social, Sharlene Mendonça, avaliou o momento ótimo para o aprendizado e ressalta a importância de ter mais. “Enquanto assistente social a gente vê com grande positividade a importância de está numa formação como essa. Temos esse objetivo de buscar conhecimento e transmitir para a equipe, para aqueles que não puderem estar aqui, para que tudo seja desenvolvido no município. E que não pare por aqui, pois é sempre bom estar se reciclando”, declara.











