Fundação Restaurar é parceira na capacitação aos profissionais de saúde em Laranjeiras

28/10/2015 às
Foto: Evaldo Moura

Com o intuito de promover o aperfeiçoamento profissional e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, a Fundação Restaurar, em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras, promoveu na terça-feira, 27, em alusão a campanha do ‘Outubro Rosa’, uma capacitação para os profissionais de saúde da cidade. O encontro aconteceu no Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães.

A secretária de Saúde de Laranjeiras, Rosiane Gomes, afirma que a parceria com a Fundação Restaurar foi muito relevante para realização de ações no mês ‘rosa’. “É mais uma ação dentro da temática do ‘Outubro Rosa’ em parceria com a Fundação Restaurar, onde foi de fundamental importância. Novas informações são sempre bem vindas e um educação permanente e muito importante em qualquer serviço, principalmente na área da saúde. Agradeço a cooperação da Restaurar”, comemora a secretária.

Para a capacitadora Simone Costa, a ação visa sensibilizar os trabalhadores da saúde sobre as suas atribuições dentro do tema, sobre os fatores de risco de ambos os cânceres, alertando sobre a importância de hábitos de vida saudáveis e de formas de prevenção.

“A capacitação foi muito importante, pois entendemos que é necessária a sensibilização das atribuições dos trabalhadores de saúde dentro de um tema com tanta relevância. Acreditamos que o conhecimento das formas de prevenção, que começa desde os fatores de risco até as formas de rastreamento e detecção precoce além da periodicidade dos exames é fundamental para uma ação preventiva”, relata Simone.

Aprovação

A enfermeira Solange Azevedo conta que a capacitação é um ótimo momento de reciclagem. “Foi muito importante essa parceira, pois uma capacitação é a atualização dos profissionais da saúde. Quanto mais estivermos atualizados iremos exercer um atendimento de qualidade para a população. Durante esse mês a gente desenvolveu várias ações sobre em alusão do ‘Outubro Rosa’ e isso é importante para que a mulher se conscientize sobre a prevenção”, fala.

Compartilhando o mesmo pensamento, a auxiliar de enfermagem, Amanda Calixto, afirma que a capacitação foi um momento bom para tirar dúvidas. “Isso foi uma atualização dos profissionais, para que eles tenham outro olhar e até tirar as duvidas. A gente pensa que sabe das coisas, mas quando temos uma formação de qualidade atualizamos os conhecimentos e  até nos sensibilizamos mais. Além da troca de experiências”.