Goretti destaca mês de prevenção

03/10/2014 às
"Esse Movimento é uma luta que abracei para ajudar no combate e prevenção ao câncer, que é uma das principais causas de morte da população feminina do Brasil e de Sergipe”, enfatizou Goretti Reis.
A deputada estadual Goretti Reis comemorou a chegada do mês de outubro, que é dedicado à prevenção do câncer de mama e colo do útero.Goretti é autora projeto de lei nº 267/2011 que institui o “Outubro Rosa” como data oficial em Sergipe. Em 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e Goretti Reis também é autora do Projeto que institui e normatiza a Semana Estadual de Doação de Leite Humano em Sergipe, no período de 19 a 25 de maio.
 
 
“O Outubro Rosa existe há anos no cenário internacional em países desenvolvidos que obtiveram resultados significativos, na detecção precoce e na redução dos casos de câncer. Por isso tornamos o Outubro Rosa oficial também em Sergipe. Toda mulher deve fazer mamografia e autoexame das mamas, que são procedimentos preventivos de detecção precoce do câncer. Esse Movimento é uma luta que abracei para ajudar no combate e prevenção ao câncer, que é uma das principais causas de morte da população feminina do Brasil e de Sergipe”, enfatizou Goretti Reis.
 
Dentre as internações da população geral por neoplasias com causa especificada, a maligna de mama ocupou a primeira colocação nos anos de 2011 e 2012 e a neoplasia maligna de colo do útero ocupou a quinta posição. Nas mulheres com mais de 50 anos as internações por neoplasias de um modo geral ocupam a segunda posição, com variação percentual de cerca de 20% de 2011 para 2012. E, dentre as mulheres de DEZ a 49 anos, as consideradas em idade fértil, nos anos de 2011 e 2012 os óbitos por câncer de mama ocuparam a quarta posição e por câncer de colo de útero a nona colocação.
 
Doação de leite humano
 
A doação de leite é apontada como um dos fatores fundamentais para a redução do número de mortes infantis. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que até os seis meses de vida o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. Em Sergipe é necessário o aumento de bancos de leite, existem três, e de postos de coleta existe apenas um.